Castração química para pedófilos é aprovada na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (12), a castração química de pedófilos. Foram 367 votos favoráveis, 85 contrários e 14 abstenções. A proposta foi inserida durante a votação de um que projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecer o cadastro nacional de pedófilos. O texto segue agora para o Senado.

Pelo projeto, o cadastro permitirá a disponibilização de dados dos condenados com trânsito em julgado por crimes relacionados a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Caberá ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a centralização das informações em uma plataforma com os dados de qualificação do condenado, inclusive fotografia.

Em novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia sancionado uma lei com o mesmo teor. A Lei 15.035/2024 inclui no Código Penal autorização para a realização de busca pública pelo nome completo e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de condenados pelos crimes de estupro, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes e exploração da prostituição, além da conduta de filmar e divulgar vídeos íntimos de terceiros sem autorização.

Jabuti

Inicialmente, a proposta de castração química foi apresentada como uma emenda de plenário. A relatora do projeto, Delegada Katarina (PSD-SE), rejeitou a proposição por ferir o acordo de líderes para a votação do texto principal.

“Em virtude do acordo político construído em Plenário, para que o texto principal seja aprovado, rejeitamos a emenda”, justificou.

Com a rejeição, foi apresentado um destaque pelo PL, para votar a castração química. A inclusão foi criticada em plenário. A deputada delegada Adriana Accorsi (PT-GO) reiterou que o destaque não fazia parte do acordado pelos líderes partidários. “Essa votação está desrespeitando a minha colega, Delegada Katarina, que colocou aqui que essa emenda não fazia parte dos projetos de lei acordados pelos líderes”, apontou.

Debate

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) disse que a castração química não vai contribuir para a proteção de crianças e adolescentes, uma vez que os pedófilos podem utilizar de outros meios, inclusive virtuais para praticar violência sexual, contra crianças e adolescentes.

“O estupro hoje se dá de diversas maneiras. Há estupro até virtual. Portanto, resolver a questão peniana, como alguns dizem aqui, não resolve a cabeça do estuprador ou a sua capacidade de ferir uma criança. Quando, no entanto, uma criança é estuprada e fica grávida do estuprador, a maioria deles defende que a criança seja obrigada a ser mãe”, disse a deputada se referindo à tentativa de parlamentares de votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164/2012, que proíbe o aborto legal no Brasil.

O deputado Sanderson (PL-RS) defendeu a iniciativa, com o argumento de que a castração é adotada em outros países, como os Estados Unidos, Rússia, Polônia, Israel, Indonésia, entre outros.

“Esse é um projeto importante. É uma medida menos gravosa, porque o ideal era a pena de morte para pedófilo. O código penal, inclusive, não traz ainda o tipo penal de pedofilia.

Usamos o estupro de vulnerável, que a pena é de oito anos”, disse. “A castração química dará o resultado positivo, acabando com essa febre de pedofilia”, discursou.

Atualmente, não há um dispositivo específico para pedofilia no Código Penal. Pelo texto aprovado, a castração química será aplicada cumulativamente às penas já previstas para os crimes de violência e exploração sexual previstas tanto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) quanto no Código Penal.

Segundo o destaque aprovado, a medida será realizada mediante o uso de medicamentos inibidores da libido, nos termos regulamentados pelo Ministério da Saúde, observando-se as contraindicações médicas.

(VÍDEO) Apreensão de crack e cocaína em Brusque resulta em três prisões

A Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque deu cumprimento, no final da tarde desta quinta-feira (12), a um mandado de busca e apreensão, com vistas a reprimir o tráfico de drogas no bairro Dom Joaquim, que resultou na apreensão de aproximadamente um quilo de crack e 20g de cocaína, além da prisão de três pessoas. Os agentes da DIC, após investigação iniciada há algumas semanas, conseguiram...
Continuar lendo...

Tentativa de assalto no Centro termina com prisão do suspeito

Na tarde desta quinta-feira (12), um homem foi preso em Brusque após uma tentativa de assalto a uma mulher. O caso aconteceu por volta das 15h18, no bairro Centro. Conforme relatório da Polícia Militar, a vítima abordou uma guarnição relatando que havia sofrido uma tentativa de roubo por um homem moreno, vestindo bermuda laranja e camiseta azul, que estava armado com uma faca de cabo de madeira. Com base nas informações, as...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Última sessão da Câmara de Brusque é marcada por despedidas

A última sessão do ano e da atual legislatura da Câmara de Vereadores de Brusque foi marcada por despedidas emocionantes, já que metade dos atuais parlamentares não conseguiu a reeleição. Além disso, durante a ordem do dia, foi votado o projeto que permite à Prefeitura de Brusque conceder o Parque Leopoldo Moritz, conhecido como Parque da Caixa d’Água, à iniciativa privada. Entre os vereadores que se...
Continuar lendo...