Eleições 2024: saiba como consultar local de votação na internet

O eleitor que vai exercer seu direito no primeiro turno das eleições municipais de 2024, no próximo domingo (6), e em um eventual segundo turno, no último fim de semana de outubro (27), pode consultar o local de votação.

No aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, e o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar a zona e a seção eleitoral.

O local de votação já aparecerá atualizado. Portanto, se foi feita uma solicitação de transferência temporária da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará o novo lugar a que o eleitor deverá comparecer, com endereço completo do local, zona e seção.

No site

No portal do TSE, o usuário pode seguir com a pesquisa por dois caminhos. O primeiro deles é por meio da aba "Serviços eleitorais", localizada no topo da página eletrônica, e, em seguida, em "Local de votação/zonas eleitorais". O internauta será redirecionado para novo espaço online, onde deverá selecionar a opção "Consulte Onde Votar", logo após o título.

Na página com o título "Atendimento eleitoral", no oitavo item, basta que o eleitor preencha o primeiro campo com o nome dele, o número do título de eleitor ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, o interessado deve completar a data de nascimento, o nome da mãe e clicar no ícone "Entrar".  

As páginas dos 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição, a zona eleitoral e o local de votação.

O segundo caminho para a consulta ao local de votação e ao número do título é o sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net.

E-Título

O aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral. 

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones que operam os sistemas Android e IOS, preferencialmente, até sábado, dia 5 de outubro.

O que levar

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título.

O documento deve estar em situação regular. Quem estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.

Na seção, será exigida somente a apresentação de documento oficial com foto, entre eles e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Justiça Eleitoral explica que os documentos serão aceitos mesmo com a data de validade expirada, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.

Ciclista se fere em colisão contra caminhão

Uma ciclista e um caminhão se colidiram na manhã deste sábado (5), na Avenida Bepe Rosa, na região Central de Brusque. O acidente ocorreu por volta de 06h14. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a guarnição encontrou a ciclista de 22 anos sentada na margem da via, consciente, orientada e com sinais estáveis. Ela apresentava ferimentos na mão direita e suspeita de fratura na perna direita. Os membros foram...
Continuar lendo...

Mãe deixa crianças sozinhas em casa para fazer trabalho extra

Duas crianças foram deixadas sozinhas pela mãe dentro de um apartamento localizado na Rua Aristides Francisco Palumbo, bairro Dom Bosco, em Itajaí. A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência de abandono de incapaz nesta sexta-feira (4). Conforme a PM, a guarnição adentrou o imóvel e encontrou duas crianças, uma de cinco anos e a outra de seis anos, sozinhas. Portanto, o Conselho Tutelar foi acionado e, a conselheira, em...
Continuar lendo...

Espanhol procurado pela Interpol é preso em SC

A Polícia Militar de Santa Catarina capturou um foragido internacional procurado pela Interpol nesta sexta-feira (4). A prisão ocorreu no bairro Itajubá, em Barra Velha. Um dos homens mais procurados da Espanha é alvo de um mandado de prisão preventiva para extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal. Ele estava na lista de procurados pela Interpol desde agosto de 2024, devido a crimes graves relacionados à...
Continuar lendo...