Nesta terça-feira (1), a equipe da Secretaria de Saúde fará mais uma ação do Serviço de Cuidado Farmacêutico. Os pacientes poderão aferir a pressão arterial e realizar testes de glicemia capilar.
A campanha surgiu através da demanda espontânea atendida na Farmácia Básica Municipal, já que diversos pacientes estavam com alterações na pressão arterial e níveis elevados de glicemia, apesar de não possuírem um diagnóstico prévio.
A Farmácia, que atende em média 600 pacientes por dia, enfrenta uma alta demanda de pessoas que retiram medicamentos de uso crônico, embora não tenham diagnóstico de diabetes ou hipertensão. Por isso, a identificação desses pacientes será realizada durante o atendimento, e, se forem constatadas alterações, eles serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde residem.
O diagnóstico precoce das doenças ajudará a evitar que as complicações se agravem, em comparação com um diagnóstico tardio. Além de reduzir gastos excessivos com saúde, irá beneficiar as políticas públicas no uso dos recursos.
A intenção é realizar essa ação uma vez por mês, no dia de maior fluxo de pacientes na Farmácia Básica. Ações já foram realizadas em agosto e setembro.