El Niño se despede e dá lugar à chegada do La Niña

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), junho marca o fim do fenômeno El Niño, com previsão de início do La Niña no mês seguinte.

Na Região Norte, o Inmet aponta que os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no noroeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima, além de áreas do leste do Amapá com acumulados que podem superar 60 mm. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.

Já na Região Nordeste, a previsão é de pancadas de chuva na faixa leste, que podem superar os 60 mm. Enquanto na faixa norte da região, há previsão de chuva com menores acumulados, no interior pode ocorrer tempo quente e seco.

Em relação à região Sul, a previsão de chuvas se concentra nos estados do Paraná e Santa Catarina.

El Niño

Caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial, o El Niño ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio.

De junho de 2023 a abril de 2024, o El Niño influenciou no aumento das áreas de seca na Região Norte, que passou de fraca a extrema em algumas áreas, enquanto na Região Sul, as áreas com seca moderada a extrema desapareceram gradualmente. Na Região Nordeste ocorreram áreas com seca grave, que retrocederam a partir de março de 2024.

O fenômeno também contribuiu ativamente para os eventos de inundação de excepcional magnitude no mês de maio, o que caracterizou o maior desastre já ocorrido no Rio Grande do Sul.

De acordo com boletim divulgado na última quarta-feira (12), o atual padrão observado de condições de temperatura da superfície do mar do oceano Pacífico equatorial indica valores próximos da média climatológica, apontando para o fim do fenômeno El Niño e a chegada do La Niña, marcado pelo resfriamento anormal das águas do Pacífico.

“A maioria dos modelos climáticos aponta essa condição de neutralidade, com valores de anomalia da superfície do mar inferiores a 0,5°C. De acordo com as projeções estendidas do International Research Institute for Climate and Society (IRI), há possibilidade da formação do fenômeno La Niña partir do segundo semestre - julho-agosto-setembro de 2024 - com probabilidade de 69%”, informou o instituto.

Keké, Mocellin e Luiz Henrique reforçam o Brusque contra o Ceará

Com os retornos de Keké, Paulinho Mocellin e Luiz Henrique, o Brusque Futebol Clube  chega completo para enfrentar o Ceará neste domingo (16) pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A partida será às 16h, no Estádio Doutor Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí.  Durante a semana, o marreco alternou os trabalhos de preparação para enfrentar a equipe do Nordeste com treinos no...
Continuar lendo...

Associação de Atletismo promove evento gratuito para jovens

A Associação Brusquense de Atletismo (ABA) está com inscrições abertas para o Primeiro Festival ABA de Atletismo, que vai acontecer na manhã do dia 22 de junho, sábado, das 8h30 às 12h, no Centro Esportivo do Sesi de Brusque. Os protagonistas do evento serão crianças e adolescentes de oito a 18 anos.   Cada atleta poderá ser inscrito gratuitamente em até duas provas disponíveis para a sua...
Continuar lendo...

Carro é consumido por incêndio durante esta madrugada

Um  veículo Sandero, placas do Mercosul, foi danificado por um incêndio na madrugada deste domingo (16) em Brusque. A ocorrência acabou registrada por volta de 1h45, no bairro Souza Cruz.  De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teria iniciado no motor. As chamas se espalharam rapidamente, mas não feriram ninguém.  A equipe de bombeiros  hegou rápido e usou cerca de 300 litros de água para conter o fogo, além de...
Continuar lendo...