Inscrições para o ENEM 2024 começam nesta segunda

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa na próxima segunda-feira (27) e segue até 7 de junho.

A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização do Enem –, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado a partir do dia 27 de maio até 12 de junho.

O valor da taxa continua em R$ 85, pagável por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário que o interessado se inscreva para participar do exame.

No momento da inscrição, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Treineiro

Podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. O candidato, no entanto, deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os resultados individuais do treineiro não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Informações sobre o ENEM

A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

As instituições privadas de ensino superior também usam as notas do Enem para selecionar estudantes. Os resultados ainda servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Para mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, acesse o edital do Enem 2024 ou o site oficial do Inep.

Ordem judicial encaminha homem ao presídio de Brusque

A Polícia Militar de Brusque compareceu ao Fórum da cidade, no Centro I, para acompanhar o cumprimento de um mandado de prisão. O fato ocorreu na noite desta sexta-feira (24), por volta de 18h06. O comparecimento ao Fórum seria para acompanhar um homem de 33 anos até a Unidade Avançada de Brusque (UPA), por conta de uma ordem judicial vinda de um processo de pedido de alimentos – a pensão alimentícia.
Continuar lendo...

Incêndio atinge galpão de malharia nesta madrugada

O incêndio a um galpão de uma malharia no bairro Rio Branco, em Brusque, mobilizou os bombeiros na madrugada deste sábado (25). A equipe foi chamada ao local, na Rua Melchior Kohler, para atender à ocorrência, por volta de 05h57. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas teriam sido controladas pela brigada de incêndio da empresa, com a utilização de, aproximadamente, 25 extintores e mil litros de água para apagar as chamas que teriam...
Continuar lendo...

Casal tenta fugir e é preso com drogas, no Águas Claras

Uma entrega de drogas no Águas Claras, em Brusque, resultou na prisão de um casal. O fato aconteceu na noite desta sexta-feira (24), por volta de 19h44. A Polícia Militar teve conhecimento do caso através de denúncias e compareceu ao bairro para interferir o crime. Lá, o casal estaria usando um veículo Stilo para a entrega de entorpecentes na região de Brusque. Ao avistar a viatura da PM, o homem de 42 anos realizou uma manobra...
Continuar lendo...