Cursos da UNIFEBE desenvolvem livro voltado ao letramento infantil

Com uma proposta didática específica para cada um, 16 livros foram desenvolvidos por acadêmicos da 5.ª fase dos cursos de Pedagogia – Anos Iniciais e de Educação Especial da UNIFEBE. Classificados como livros informativos, eles tiveram versões físicas e virtuais, abordando temas variados e voltados para o letramento.

Os grupos desenvolveram as publicações ao longo do segundo semestre. Os conceitos que serviram de base para a produção foram apresentados durante palestra com a professora Arina Truppel, que teve o tipo de publicações como foco de estudos durante o mestrado.

A atividade foi desenvolvida nos componentes curriculares Alfabetização I: saberes e práticas, no curso de Pedagogia – Anos Iniciais, com a professora Luciane Rosa, e em Língua Portuguesa: saberes e práticas na educação especial, com a professora Suy Mey Schumacher Moresco.

“Para nós, professoras, esse projeto desenvolveu a percepção dos acadêmicos em relação a como realizar um ensino de forma interdisciplinar e contextualizada a partir da leitura, com atividades de escrita e oralidade, trabalhando na perspectiva dos letramentos. Além disso, desenvolveu a criatividade dos acadêmicos”, descreve a professora Suy Mey.

Aproximação cultural
A acadêmica do curso de Educação Especial, Lori Tênia de Oliveira Matter Soares, teve na atividade, uma oportunidade de conhecer sobre o gênero textual, até então desconhecido por ela. Curiosa com a possibilidade de produzir um livro dentro do perfil, ela pesquisou sobre o tema ainda antes da oficina, fato que indica ter ampliado o interesse sobre o trabalho.

Foi no ambiente familiar que ela encontrou a inspiração para o tema do livro: o Brusque Futebol Clube. Ao notar o desconhecimento da filha que, mesmo acompanhando o jornalismo esportivo, não conhecia sobre a história do clube, veio a ideia de utilizar o esporte como uma forma de aproximar os jovens da história e da cultura locais.

“Decidimos criar o livro em um formato acessível e de fácil compreensão, utilizando estrofes rimadas para tornar a leitura mais envolvente. Desenvolvemos um protótipo e, ao compartilhar com minha filha, ela ficou encantada com a riqueza das informações”, indica.

Com o trabalho em grupo, o livro foi adaptado para atender às demandas da educação especial, com páginas soltas e plastificadas, para permitir o manuseio sem o risco de danificar a estrutura. “Criamos um personagem chamado “Brusquinho” para a capa, que convida a todos para conhecerem a história do Brusque Futebol Clube. Essa experiência foi extremamente significativa, pois uniu a valorização de nossa cultura local com a inclusão educacional”.

Reflexos na formação
A coordenadora dos cursos de Pedagogia – Anos Iniciais e Pedagogia, professora Eliane Kormann, classifica a produção dos livros informativos como uma “atividade riquíssima” para o trabalho com crianças e para os próprios estudantes de Pedagogia. Ela salienta o papel da atividade na formação dos futuros educadores.

“A proposta da construção de livros informativos desenvolve competências essenciais, como pesquisa, escrita e criatividade, além de estimular a autonomia e o trabalho em equipe”, descreve. “Essa prática prepara futuros educadores para explorar metodologias diversificadas, possibilitando planejamento em forma de projetos interdisciplinares ou de sequência didática, ambas as propostas uma riqueza no processo formativo, pela promoção de um ambiente investigativo e de letramento, fundamentais para uma plena formação leitora”.

Já a coordenadora do curso de Educação Especial, professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, reforça a importância do hábito da leitura, seu desenvolvimento e fortalecimento. “Se o professor tem paixão pela leitura e pela busca de conhecimento, vai influenciar seus alunos e colaborar ativamente com a construção de uma sociedade leitora”, indica.

De acordo com ela, a atuação também se reflete na formação dos acadêmicos, “A produção de livro informativo é uma atividade que ajuda os estudantes a sistematizarem seu conhecimento por meio de sequências didáticas. Isso organiza o pensamento de forma sequencial e amplia o conhecimento, além de fortalecer e despertar o interesse pela leitura e pela pesquisa”, descreve.

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