Em sua próxima e segunda legislatura como vereador de Guabiruba, Alexandre Felipe Pereira (PP) quer seguir com o trabalho participativo junto à comunidade. O progressista, que é o vereador mais jovem – 26 anos – e foi o mais votado nas eleições deste ano, com 959 votos, participou do Conexão 92 desta sexta-feira (20).
Na oportunidade, ele anunciou que será o novo presidente do Legislativo no próximo biênio. “Com esta grande renovação que a Câmara de Vereadores passou lá em Guabiruba (foram reeleitos dois dos nove vereadores), a gente optou por um vereador que já tem mandato, já tem a experiência do Legislativo, para que assumisse a presidência da Casa. E no dia 1º (de janeiro), após a posse, então, na eleição da mesa diretora, a gente vai poder começar os nossos trabalhos, presidindo a Câmara de Vereadores pelos dois anos iniciais do mandato”, ressaltou.
Xande disse que os vereadores da atual legislatura trabalharam em parceria. “A gente criticou o Executivo junto, também elogiou junto. Nunca teve muito cunho partidário. Nunca se levantou muita bandeira partidária. Foi uma Câmara que um mudou um pouco a maneira de tratar as matérias legislativas.” Ele assinalou que o objetivo, para os próximos quatros anos, é continuar fazendo o melhor pela cidade. “Aprovando bons projetos, discutindo boas matérias, para que Guabiruba continue crescendo, mas de maneira ordenada, de maneira organizada. A gente sabe que é uma cidade que acaba atraindo muitas pessoas. Hoje, é um polo industrial, um polo têxtil muito grande aqui na região. E a gente tem que pensar em crescer oferecendo saúde, educação a todas as pessoas que procuram Guabiruba para morar e para trabalhar.”
O vereador disse que a Câmara trabalhará alinhada com o Executivo, mas, ao mesmo tempo, tentará impor um ritmo jovial. “Novas ideias, pensando sempre no melhor para a cidade.” Ele menciona que busca fazer um mandato muito atuante na comunidade, em todos os bairros do município. “Sempre tive uma participação muito grande lá no bairro onde moro, o bairro Aimoré”, afirmou. Entre suas metas, Pereira destaca uma delas que é a atualização do regime interno da Câmara. Também disse que acompanhará o andamento de empreendimentos importantes para a cidade, como o Parque Municipal, que conta com ampla área verde e será uma das principais opções de lazer da comunidade.
Hospital
O parlamentar salientou que a principal cobrança da população é que a cidade tenha um hospital e, de preferência, com maternidade. “Hoje, infelizmente, a gente não tem nenhum nascimento em Guabiruba”, lamentou.
Ele falou que o governo de Guabiruba é muito parceiro do Hospital Azambuja, em Brusque. “O Hospital Azambuja é referência, é porta aberta do SUS (Sistema Único de Saúde) e vem crescendo, vem se ampliando cada vez mais, para justamente atender muito bem as pessoas, mas Guabiruba tem essa necessidade.” Ele espera que a cidade seja novamente credenciada pelo SUS.
Política e trabalho comunitário
A paixão pela política e pelo trabalho comunitário começou quando Pereira tinha 15 anos, no Cruzeiro Esporte Clube, em Guabiruba. Ele presidiu o clube durante quatro anos. “A gente começa a se envolver dentro do cunho esportivo, vai criando laços, amizades e isso vai se expandindo.”
Lei da Ficha Limpa
É de autoria do parlamentar o projeto que criou a Lei da Ficha Limpa na cidade, para cargos comissionados. A proposta foi aprovada este ano e determina que quem tiver qualquer histórico de corrupção ou de crime grave não poderá ocupar nenhum cargo comissionado no município.
Família ligada à política
A ligação de Xande com a política vem de berço. Seu bisavó, Carlos Boos, foi o segundo prefeito de Guabiruba e foi vereador por Brusque até Guabiruba se emancipar. “Foi um homem que trabalhou muito pela emancipação política de Guabiruba. Eu já nasci com esse cunho político.”
O parlamentar relatou, ainda, que sua tia foi vereadora de Guabiruba, seu tio Guido Antônio Kormann foi prefeito e o avó paterno, Maneca Pereira, foi vereador e secretário de Obras da cidade.