O progressista Valmir Zirke pretende em sua nova gestão como prefeito de Guabiruba construiu um hospital na cidade. “Não um grande hospital, mas um hospital onde as pequenas intervenções a gente consiga fazer no município, como no passado nós já tínhamos”, mencionou o chefe do Executivo, reeleito com 7.42 votos (53,20%). Ele destacou que a prefeitura já está em busca de terreno para a instituição de saúde. A intenção dele é aproveitar o espaço e construir também o terminal urbano no local. “Muita coisa melhorou, muito tem para fazer”, analisou, referindo-se aos oito consecutivos em que atuou como vice-prefeito e os últimos quatro anos que está como prefeito.
Em sua participação no Rádio Revista Cidade desta sexta-feira (20), Zirke comentou que foi possível, nesse mandato, contratar mais médicos e ampliar o horário de atendimento na rede pública de saúde, sendo das 6h às 24h. Com essa medida, ele disse que as filas diminuíram. O governo também conseguiu estipular, conforme o prefeito, um dia da semana para que os moradores do bairro Lajeado Alto consultem no posto de saúde do Lajeado Baixo. Para a próxima gestão, ele quer contratar mais exames para a rede de saúde.
Uma parte do seu secretariado atual será substituída na próxima gestão. Os nomes dos novos titulares de cada pasta serão divulgados no dia 1º de janeiro, quando Zirke assumirá o segundo mandato como prefeito. Ele apenas informou que uma das mudanças será na Secretaria de Meio Ambiente, cuja titular será uma servidora da Vigilância Sanitária.
O prefeito salientou que seu próximo secretariado passará por uma experiência para de três meses. “Para mostrar que dá para fazer mais com menos. Atender melhor as pessoas. A gente percebeu isso em campanha que, muitas vezes, quando se procura um serviço ou se quer nem atende o telefone. Não é assim que se trata as pessoas. E aí eu vejo na Saúde, na Secretaria de Obras, que são as duas secretarias mais procuradas. Que as pessoas têm que ter humildade, simplicidade e também saber dizer o sim e o não. Às vezes um não bem dito as pessoas saem até contentes.”
Focado em que seja prestado um bom atendimento ao público, ele disse que no dia 14 de janeiro, quando os servidores retornarão ao trabalho, será promovido um café seguido de uma palestra que abordará o assunto. “Para que as pessoas realmente possam atender bem as pessoas que procuram qualquer serviço no município.”
Em seu plano de governo, Zirke falou que estão as obras do Parque Municipal, da nova sede da prefeitura e da estrada que liga Brusque a Guabiruba, entre outras.
Passada a eleição, ele frisou que é prefeito de todo mundo, independentemente de partido. “Temos que nos unir e fazer o que é melhor para a cidade.” Sua opinião é a mesma com relação ao Legislativo, em que de nove vereadores apenas dois foram reeleitos. “Temos que nos unir, somar forças, para que a gente possa buscar cada vez mais recursos para a cidade, para melhorar.”
Comarca
Conforme o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guabiruba tem 24.543 pessoas. Zirke relatou que o Tribunal de Justiça informou que a cidade será a próxima a ter Comarca.