A partir do dia 26 de dezembro, a Ponte Antônio Nicolau Maluche, popular ‘Ponte do Maluche’, será interditada devido a obras de recuperação em sua estrutura. Os trabalhos serão de remoção e construção de uma nova cabeceira, nas próximidades da Igreja Calvário, além da troca dos gabiões.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Estratégica, Alex Gonçalves, a previsão de conclusão é de 75 dias. “Apesar do cronograma, se o clima colaborar, queremos que a obra finalize o quanto antes, visto que é um lugar de alto fluxo de veículos”.
A substituição dos gabiões é também essencial para dar continuidade à pavimentação da obra da Beira Rio, na região. “Essa etapa precisa ser concluída antes para que possamos finalizar os trabalhos naquele trecho”, continua Alex.
O secretário relata, ainda, que os danos não foram causados pela obra que ocorre no local ou pelas cheias. “O laudo faz parte de um levantamento amplo que avaliou diversas pontes em Brusque, incluindo a estrutura em questão, e identificou a necessidade de reparos para garantir a segurança e a funcionalidade das obras de infraestrutura do município”, conclui Alex.
A Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) estará presente em dois pontos fixos para auxiliar na fluidez do tráfego: na Ponte do Rio Branco, com a rodovia na região da Souza Cruz, e na área embaixo da Ponte do Maluche. A ideia é evitar que caminhões maiores acessem a área central.
A sinalização será implantada para comunicação das rotas alternativas que serão pelas pontes do bairro Rio Branco e pela ponte do Terminal Urbano para os condutores que estejam na área central da cidade. Vale ressaltar que não haverá nenhuma outra alteração no trânsito, a não ser a interdição da ponte. A Diretoria de Trânsito solicita atenção aos condutores e o respeito pela sinalização de orientação e restritiva nas proximidades da obra.