O Núcleo de Apoio a Vítimas de Crimes (Navit) foi instalado pelo Ministério Público de Santa Catarina ainda no início de novembro, em Brusque. Com os trabalhos tendo começado recentemente, o núcleo também os abrangerá às cidades vizinhas, como São João Batista, Tijucas, Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino e Nova Trento.
A ação busca trazer atendimentos de forma integral às vítimas de crimes graves e seus familiares, de modo a acolher suas necessidades e auxiliar no encaminhamento à rede de parceiros instituídos pelo programa.
Para atender as vítimas de crime, o MPSC reservou uma ampla sala na nova sede em Brusque, num local onde o cidadão pode se sentir confortável para relatar os fatos e recebe todo apoio.
Auxílios
As ações para dar suporte às vítimas são dos mais diversos tipos, como apoio psicológico, se for o caso, ou até mesmo um aluguel social para vítima de violência doméstica, um auxílio dos municípios. Também há o apoio às vítimas patrimoniais, para orientar sobre as ações particulares de indenizações. Nessa parte, os convênios com instituições e com as gestões públicas são fundamentais para um serviço completo à vítima. Para o responsável técnico da clínica-escola de Psicologia da Unifebe, professor e doutor André Luiz Thieme, a instalação do Navit representa um avanço no apoio a essas pessoas.
"Especialmente porque ser vitimado em qualquer situação pode ter recorrências do ponto de vista psicológico, afetando a saúde mental, acarretando prejuízo à pessoa em todo esse processo. A clínica-escola é um espaço aberto a toda a região de Brusque.
Onde é localizado
O Navit surgiu em Florianópolis e se expandiu para outras regiões do estado. Em Brusque, o núcleo foi inaugurado no dia 5 de novembro, mas há outros núcleos espelhados por Santa Catarina, como em Criciúma, Lages, Itajaí, Joinville e Rio do Sul.
Em Brusque, os atendimentos ocorrem das 13h às 19h na nova sede do MPSC na comarca, no Edifício Majestic Executive Center, 13º andar. O prédio fica na rua João Bauer, 444, no Centro.