(VÍDEO) Para 2025: Vechi destaca recapeamento total das principais ruas de Brusque

O prefeito reeleito de Brusque, André Vechi (PL), conversou com os apresentadores do Rádio Revista Cidade, nesta quarta-feira (18), sobre as ações que a prefeitura pretende colocar em prática em 2025. Uma delas diz respeito ao recapeamento total das principais vias da cidade que têm maior fluxo de veículos, entre elas a Primeiro de Maio, a Santa Cruz e a Ernesto Bianchini. A intenção, de acordo com ele, é otimizar o tempo de trabalho, evitando as constantes operações tapa-buracos.

Outra ação que será adotada pela Administração municipal será solicitar ao Legislativo autorização para um empréstimo visando compra de maquinário, tendo em visto que boa parte do que está sendo utilizado é terceirizado. “A gente vai fazer uma estrutura muito adequada para a questão do conserto do asfalto”, ressaltou o prefeito. Ele disse que a prefeitura tem uma vibro acabadora (máquina pavimentadora de asfalto) e irá adquirir outra para a Secretaria de Obras.

Alguns dos projetos citados na entrevista dessa quarta foram mencionados também pelo prefeito durante sua participação no programa do dia 21 de novembro deste ano.

Avanço na área da saúde

Na sua avaliação, o governo municipal conseguir avançar muito este ano, principalmente na área da saúde, com o aumento do número de servidores nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e com a abertura do Pronto Atendimento 24 horas. “A gente vai fechar 2024, comparando com 2023, com 100 mil atendimentos a mais nas UBSs de um ano para outro. As pessoas estão ficando mais doentes? Não. Quer dizer que as pessoas estão tendo mais acesso à atenção, à saúde primária. A gente fica feliz em poder proporcionar isso para as pessoas”, declarou.

O desafio agora, de acordo com Vechi, é qualificar ainda mais o atendimento, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e investindo mais nos exames, para que o retorno dos médicos especialistas aos pacientes seja mais rápido.

Obras estratégicas

O prefeito também considera que o ano de 2024 foi positivo porque a prefeitura começou obras estratégicas, como a Beira Rio até Dom Joaquim. No primeiro semestre do ano que vem, ele diz que será licitado o terceiro lote da Beira Rio. A intenção é que a obra esteja concluída até o final de 2026. “Trazendo mais esse grande avanço do ponto de vista da mobilidade e também na mitigação das cheias”, destacou.

Projetos junto ao governo do Estado

Vechi disse que a prefeitura está tentando conseguir recursos com o governo do Estado para as obras de continuidade da rodovia Antônio Heil – os dois lados da avenida Beira Rio (recapeamento do lado direito e recuperação do lado esquerdo que foi danificado em virtude das chuvas), recapeamento da rua Maximiliano Furbringer, sentido Venzon até Dom Joaquim, e também para o conserto do telhado da Arena e a entrada de energia elétrica nova para o Pavilhão da Fenarreco.

Ponte do Maluche

O prefeito informou que a ponte do bairro Jardim Maluche será fechada na próxima semana, para manutenção na cabeceira. A expectativa é que o serviço seja finalizado antes do dia 6 de fevereiro, quando começarão as aulas.

Leilão de imóveis

A Administração municipal leiloará, no primeiro semestre de 2025, os imóveis em que não há previsão de serem utilizados nos próximos 15 e 20 anos. Segundo o prefeito, a prefeitura tem mais de 100 imóveis espalhados de cidade. “Com esse dinheiro (do leilão), a gente consegue desapropriar os terminais regionais, que são uma demanda urgente. A gente consegue adquirir outros imóveis para construção de outros equipamentos públicos que são importantes e necessários. Então, isso faz com a que a gente tenha um caixa sem ter que mexer no orçamento geral da prefeitura”, explicou.

Bairro São Pedro

O prefeito falou que o bairro São Pedro foi o que mais a prefeitura deixou a desejar. “A gente tem uma dívida moral com o bairro São Pedro. Então, a gente vai focar muito no ano que vem”, afirmou. Conforme ele, estão previstos recapeamento de algumas ruas e ações para evitar alagamentos.

Com relação ao Morro Pedro Peres, Vechi disse que foi uma obra malfeita e que precisará ser refeita. De acordo com ele, o serviço será encaminhado no primeiro semestre do próximo ano.

Calçadas

A prefeitura será mais incisiva na questão das calçadas a partir de 2025, salientou o prefeito. Ele mencionou que está sendo estudada a possibilidade de incentivo fiscal para quem tem calçada em boas condições, assim como acréscimo no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para que não tem.

Ribeirão Limeira

Vechi destacou que as intervenções projetadas para o Ribeirão Limeira estão orçadas em R$ 75 milhões. A obra será feita em lotes, como a da Beira Rio. Uma das intervenções será a construção de uma barragem. O prefeito estima que os trabalhos comecem no segundo semestre do ano que vem.

Plantio de 100 mudas de árvores compensa emissões de carbono da Fenarreco 2024

A Prefeitura de Brusque realizou, na tarde desta terça-feira (17), o plantio de 100 mudas de árvores nativas no Horto Florestal como parte das ações de compensação das emissões de carbono geradas durante a 37ª edição da Fenarreco, realizada em outubro. A iniciativa é fruto com uma startup especializada em sustentabilidade. O projeto de neutralização das emissões seguiu a metodologia do GHG...
Continuar lendo...

Identificadas vítimas fatais de acidente em São João Batista

Os dois ocupantes de uma motocicleta que morreram no acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira (18), em São João Batista, foram identificados. Edson Nascimento dos Santos, de 29 conduzia o veículo e Bruno Pereira Nascimento, de 24 anos, era o passageiro. Ambos eram naturais do estado da Bahia, mas moravam em São João Batista. A colisão aconteceu por volta das 04h, na entrada da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram...
Continuar lendo...

TSE mantém posse de candidatos em Botuverá mesmo com registro contestado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu pedido para suspender a diplomação dos candidatos eleitos para prefeito e vice-prefeito de Botuverá, em Santa Catarina. A decisão, proferida pelo ministro Floriano de Azevedo Marques, mantém Victor José Wietcowsky e Kaioran Paloschi Paulini no cargo, apesar de questionamentos sobre o registro de candidatura. Contexto do Caso Anteriormente, o ministro havia indeferido o registro de candidatura da chapa...
Continuar lendo...