Plantio de 100 mudas de árvores compensa emissões de carbono da Fenarreco 2024

A Prefeitura de Brusque realizou, na tarde desta terça-feira (17), o plantio de 100 mudas de árvores nativas no Horto Florestal como parte das ações de compensação das emissões de carbono geradas durante a 37ª edição da Fenarreco, realizada em outubro.

A iniciativa é fruto com uma startup especializada em sustentabilidade. O projeto de neutralização das emissões seguiu a metodologia do GHG Protocol, que calcula os gases de efeito estufa gerados em diferentes escopos, como consumo de energia, deslocamento das bandas, uso de gás de cozinha e manejo de resíduos. Ao todo, a Fenarreco gerou 16,960 toneladas de CO₂, que foram compensadas com o plantio das mudas nativas.

"A Fenarreco é mais do que uma festa cultural e turística para Brusque; ela também é uma oportunidade de mostrarmos nosso compromisso com o futuro da cidade e do planeta. Demos um passo importante ao compensar as emissões de carbono do evento, mostrando que é possível promover grandes eventos de forma consciente e sustentável. Queremos que Brusque seja referência em ações ambientais e que a Fenarreco sirva de exemplo para outras iniciativas, como já vem sendo”, destacou o prefeito de Brusque, André Vechi.

As árvores plantadas permanecerão no local por no mínimo 20 anos. Com a ação, a Fenarreco recebe o selo Carbono Zero, alinhando-se também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A gente pensou numa sustentabilidade para a cidade. O mundo hoje fala muito sobre isso. A gente buscou então uma parceira, que é a Neutraliza, que entende do assunto e nos acompanhou desde o início da ideia. É importante a gente pensar além da festa, precisamos nos importar com sustentabilidade e realizar ações que tornem a Fenarreco cada vez mais preocupada com o meio ambiente”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendoski.

Identificadas vítimas fatais de acidente em São João Batista

Os dois ocupantes de uma motocicleta que morreram no acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira (18), em São João Batista, foram identificados. Edson Nascimento dos Santos, de 29 conduzia o veículo e Bruno Pereira Nascimento, de 24 anos, era o passageiro. Ambos eram naturais do estado da Bahia, mas moravam em São João Batista. A colisão aconteceu por volta das 04h, na entrada da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram...
Continuar lendo...

TSE mantém posse de candidatos em Botuverá mesmo com registro contestado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu pedido para suspender a diplomação dos candidatos eleitos para prefeito e vice-prefeito de Botuverá, em Santa Catarina. A decisão, proferida pelo ministro Floriano de Azevedo Marques, mantém Victor José Wietcowsky e Kaioran Paloschi Paulini no cargo, apesar de questionamentos sobre o registro de candidatura. Contexto do Caso Anteriormente, o ministro havia indeferido o registro de candidatura da chapa...
Continuar lendo...

Câmara rejeita mudanças do Senado e aprova reforma tributária

  A Câmara dos Deputados aprovou, por 324 votos a favor, 123 contra e 3 abstenções, o projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo, com maioria absoluta. Em seguida, rejeitaram as mudanças feitas pelo Senado. Com a aprovação, o projeto pode ser enviado para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta inclui medidas como cashback para os mais pobres, impostos...
Continuar lendo...