A Prefeitura de Brusque realizou, na tarde desta terça-feira (17), o plantio de 100 mudas de árvores nativas no Horto Florestal como parte das ações de compensação das emissões de carbono geradas durante a 37ª edição da Fenarreco, realizada em outubro.
A iniciativa é fruto com uma startup especializada em sustentabilidade. O projeto de neutralização das emissões seguiu a metodologia do GHG Protocol, que calcula os gases de efeito estufa gerados em diferentes escopos, como consumo de energia, deslocamento das bandas, uso de gás de cozinha e manejo de resíduos. Ao todo, a Fenarreco gerou 16,960 toneladas de CO₂, que foram compensadas com o plantio das mudas nativas.
"A Fenarreco é mais do que uma festa cultural e turística para Brusque; ela também é uma oportunidade de mostrarmos nosso compromisso com o futuro da cidade e do planeta. Demos um passo importante ao compensar as emissões de carbono do evento, mostrando que é possível promover grandes eventos de forma consciente e sustentável. Queremos que Brusque seja referência em ações ambientais e que a Fenarreco sirva de exemplo para outras iniciativas, como já vem sendo”, destacou o prefeito de Brusque, André Vechi.
As árvores plantadas permanecerão no local por no mínimo 20 anos. Com a ação, a Fenarreco recebe o selo Carbono Zero, alinhando-se também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A gente pensou numa sustentabilidade para a cidade. O mundo hoje fala muito sobre isso. A gente buscou então uma parceira, que é a Neutraliza, que entende do assunto e nos acompanhou desde o início da ideia. É importante a gente pensar além da festa, precisamos nos importar com sustentabilidade e realizar ações que tornem a Fenarreco cada vez mais preocupada com o meio ambiente”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendoski.