(VÍDEO) Cerimônia marca troca de comando nos Bombeiros de Brusque

Na manhã desta terça-feira (17), foi realizada a cerimônia de troca de comando da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, responsável por Brusque, Botuverá e Guabiruba. O novo comandante é o Capitão Rafael de Faveri, que veio de Criciúma, assumindo o lugar do Capitão Rodrigo Gonçalves Basílio.

Basílio esteve à frente da companhia por três anos e meio e agora assume uma nova missão em Florianópolis, onde atuará como corregedor adjunto do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

A cerimônia contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Fabiano Bastos, que destacou a importância do momento de transição no comando.

“Hoje tivemos na cidade de Brusque uma solenidade dividida em quatro atos. Fizemos entregas de equipamentos e viaturas, comemoramos o aniversário da OBM de Guabiruba – 21 anos de presença do Corpo de Bombeiros Militar no município – e tivemos a promoção de bombeiros comunitários, além da passagem de comando da 3ª Companhia. O Capitão Basílio fez um excelente trabalho. No momento de sua carreira, ele precisava assumir uma nova missão, e trouxemos o Capitão Faveri, tão capaz quanto ele. Tenho certeza de que o bom trabalho realizado será continuado.”

Durante o evento, Basílio agradeceu pela experiência vivida em Brusque e mencionou a importância do projeto da construção do novo quartel na cidade.

“Foi uma honra muito grande e um privilégio comandar a tropa da 3ª Companhia. Foram três anos e meio de muitas conquistas, com a aquisição de quatro ambulâncias, dois caminhões de combate a incêndio, quatro viaturas administrativas e uma caminhonete 4x4. Além disso, construímos fortes laços com a sociedade local. Apesar das dificuldades, conseguimos vencer todas as pendências burocráticas para a construção do novo quartel. O terreno está regularizado, limpo e com licitações realizadas. Embora as obras não tenham iniciado, o trabalho foi feito com o que estava ao nosso alcance.”

O Capitão Rafael de Faveri, que assume a 3ª Companhia, falou sobre sua trajetória profissional e se mostrou motivado com o novo desafio de comandar a unidade na região.

“Eu estava em Criciúma e concluí o curso de Comando e Estado-Maior da Corporação, um pré-requisito para promoções futuras. Recebi a oportunidade de vir para Brusque, e estou muito feliz por isso. Minha família e eu fomos muito bem acolhidos aqui, tanto pela tropa quanto pela comunidade. Brusque tem características semelhantes a Criciúma, o que nos fez sentir em casa. Pretendo realizar um excelente comando e contribuir para o desenvolvimento da unidade.”

Além da troca de comando, o evento também contou com a promoção de bombeiros comunitários e a entrega de três novas viaturas para a corporação, incluindo uma caminhonete 4x4, que deve reforçar os atendimentos na região.