A Escola de Administração Pública de Brusque (ESAP), criada em 2009 com a missão de proporcionar formação continuada aos servidores municipais, celebrou, no último dia 14 de dezembro, 15 anos de atuação na administração municipal.
Brusque se destaca como o único município da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) a determinar uma estrutura na escola de governo com foco em governança pública. Recentemente, a ESAP foi reconhecida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), alcançando o 1º lugar em Santa Catarina e o 14º no Brasil no índice de qualificação de servidores.
O diretor da ESAP, Eduardo Arruda Costa, destacou as evoluções da escola ao longo dos anos. “Quando assumi a ESAP, em 2018, era apenas uma mesa e um computador no setor de Recursos Humanos. Hoje, contamos com sede administrativa, sala de aula, site próprio para divulgação de atividades e documentos, emissão de certificados digitais e cerca de 80% dos processos internos digitalizados”.
Entre 2019 e 2024, a ESAP realizou 400 eventos formativos, emitiu 32 mil certificados e acumulou 200 mil horas de formação em diversos setores e órgãos municipais. Além disso, cerca de 400 servidores foram beneficiados pelo Programa de Auxílio Escolar, consolidando o impacto positivo da escola na qualificação e valorização dos servidores públicos de Brusque.
Um dos maiores desafios da ESAP foi a adaptação durante a pandemia de Covid-19, quando os eventos presenciais precisaram ser suspensos. Apesar disso, a escola se reinventou. “Foi um desafio hercúleo, uma mudança intensa e cultural que tivemos com a pandemia. Entretanto, realizamos as adequações e seguimos implantando melhorias. Hoje, os números falam por si”, destacou Eduardo.
Em celebração aos 15 anos, a ESAP lançou o encarte “ESAP na Mídia”, que apresenta os eventos e formações realizadas ao longo dos anos, valorizando a trajetória dos projetos e ações desenvolvidas. O material está disponível no site: esap.brusque.sc.gov.br.