Nesta sexta-feira (13), o Parque Zoobotânico de Brusque recebeu um novo morador. Trata-se de um Veado-mateiro-pequeno apelidado de Flok, devido à sua pelagem branca e olhos claros, características do albinismo, uma condição genética que afeta a produção de melanina.
Flok será introduzido ao recinto junto de Athena, veado fêmea da mesma espécie, e outros dois Veados-catingueiros que cresceram nos Centros de Triagem de Animais Silvestres de Florianópolis (CETA).
A condição de Flok aconteceu devido a fragmentação das populações de animais silvestres e o acasalamento entre indivíduos geneticamente próximos. Esse desvio genético impede com que o veado possa ser reintroduzido à natureza, devido a sua vulnerabilidade.
O Zoobotânico desempenha um papel essencial na conservação de espécies que não possuem condições de ser reintroduzidas em seu habitat natural. Para receber os novos animais, o parque readaptou o recinto, garantindo que as necessidades dos veados fossem atendidas e o bem-estar de todos fosse assegurado.
Os visitantes poderão conhecer os novos moradores a partir deste sábado, às 15h, no Zoobotânico, localizado na Praça da Bandeira, Centro, ao lado da Prefeitura. O parque funciona das 8h às 17h30, de terça-feira a domingo.
O ingresso custa R$ 5 para estudantes, professores e crianças de até 15 anos, e R$ 10 para adultos. A entrada é gratuita para crianças de até 5 anos, guias turísticos acompanhados por mais de 10 pessoas e motoristas de excursão.