(VÍDEO) Ionara explica como funciona o Serviço de Família Acolhedora

O Conexão 92 desta sexta-feira (13) recebeu a coordenadora do Serviço de Família Acolhedora de Brusque, a psicóloga Ionara Marques. O município conta com o Serviço há 12 anos. Trata-se de iniciativa que visa garantir a proteção e o bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um lar temporário para que eles possam se sentir amparados enquanto aguardam a solução de sua situação familiar. Ou seja, se poderão retornar a seus lares de origem ou se serão encaminhados para adoção. “O que a gente pensa é no bem-estar da criança”, afirmou Ionara.

A coordenadora disse que um bebê, de 1 ano e 4 meses, está acolhido por uma família de Brusque. “É o sexto acolhimento dessa família”, comentou. Ela mencionou que quatro crianças, com idades entre 4 e 10 anos, estão na Casa Lar, pois o Serviço não contava com nenhuma família cadastrada para acolhê-las quando elas chegaram à instituição.

Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu capacitações para as famílias que já aderiram ao Serviço. Elas assinam um termo de guarda temporária e recebem bolsa-auxílio de um salário mínimo.

Ionara assinalou que o Serviço está avançando lentamente na cidade. Ela acredita que isso ocorra porque há resistência por parte das famílias. Muitas não querem aderir com receio de ficarem com dependência emocional quando as crianças e adolescentes não estiverem mais sendo amparados por elas. No entanto, a psicóloga lembrou que os cuidados temporários, dedicados às crianças e adolescentes, existem há anos, como, por exemplo, quando as crianças ficam com os tios ou avós por um determinado tempo. A diferença é que, segundo ela, não tem profissionais orientando os atendimentos. A coordenadora informou que mais de 33 mil crianças e adolescentes estão afastados de suas famílias de origem pela Justiça. "Apenas 8% (deles) estão em famílias acolhedoras", salientou.

Quem quiser saber mais sobre o Serviço pode conversar com a equipe do Desenvolvimento Social pelo telefone (47) 3251.1833, WhatsApp (47) 3251.1871 ou pelo Instagram –familiaacolhedorabq.

Alerta Defesa Civil: chuva volumosa neste sábado (14)

Na tarde desta sexta-feira (13), um alerta de chuva foi emitido pela Defesa Civil do Estado indicando a possibilidade de 100 a 150 mm de chuva em um período aproximado de 18 horas, com início à meia-noite e duração até a tarde de sábado (14).  Os modelos meteorológicos estão apresentando divergências nos volumes: enquanto alguns modelos indicam uma quantidade maior de chuva, outros apontam um volume bem menor. A...
Continuar lendo...

DIC de Brusque prende mulher envolvida em homicídio de criança em ritual

Policiais da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, realizaram no início da tarde desta sexta-feira (13), a prisão de uma mulher de 70 anos condenada de forma definitiva pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e estupro. Segundo a Polícia, os fatos ocorreram no ano de 2008, no Estado da Bahia. Na ocasião, um garoto de 8 anos foi morto com 40 facadas e, na mesma oportunidade, abusado sexualmente. A morte teria sido...
Continuar lendo...

Homem é encontrado morto dentro de carro em Balneário Camboriú

Na manhã desta quinta-feira (12), um homem foi encontrado morto dentro de um carro. O fato foi registrado na avenida Martin Luther, no bairro das Nações, em Balneário Camboriú. Segundo informações da Polícia Militar, no local as guarnições verificaram que um veículo Ford Ka, com placas de Chapecó, estava parado na via, trancado e com os sinais de alerta ligados. De acordo com a PM, dentro do carro, no...
Continuar lendo...