O Conexão 92 desta sexta-feira (13) recebeu a coordenadora do Serviço de Família Acolhedora de Brusque, a psicóloga Ionara Marques. O município conta com o Serviço há 12 anos. Trata-se de iniciativa que visa garantir a proteção e o bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um lar temporário para que eles possam se sentir amparados enquanto aguardam a solução de sua situação familiar. Ou seja, se poderão retornar a seus lares de origem ou se serão encaminhados para adoção. “O que a gente pensa é no bem-estar da criança”, afirmou Ionara.
A coordenadora disse que um bebê, de 1 ano e 4 meses, está acolhido por uma família de Brusque. “É o sexto acolhimento dessa família”, comentou. Ela mencionou que quatro crianças, com idades entre 4 e 10 anos, estão na Casa Lar, pois o Serviço não contava com nenhuma família cadastrada para acolhê-las quando elas chegaram à instituição.
Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu capacitações para as famílias que já aderiram ao Serviço. Elas assinam um termo de guarda temporária e recebem bolsa-auxílio de um salário mínimo.
Ionara assinalou que o Serviço está avançando lentamente na cidade. Ela acredita que isso ocorra porque há resistência por parte das famílias. Muitas não querem aderir com receio de ficarem com dependência emocional quando as crianças e adolescentes não estiverem mais sendo amparados por elas. No entanto, a psicóloga lembrou que os cuidados temporários, dedicados às crianças e adolescentes, existem há anos, como, por exemplo, quando as crianças ficam com os tios ou avós por um determinado tempo. A diferença é que, segundo ela, não tem profissionais orientando os atendimentos. A coordenadora informou que mais de 33 mil crianças e adolescentes estão afastados de suas famílias de origem pela Justiça. "Apenas 8% (deles) estão em famílias acolhedoras", salientou.
Quem quiser saber mais sobre o Serviço pode conversar com a equipe do Desenvolvimento Social pelo telefone (47) 3251.1833, WhatsApp (47) 3251.1871 ou pelo Instagram –familiaacolhedorabq.