No domingo (15), um marco será registrado na história da Comunidade Bethânia: a Ordenação Presbiteral do diácono Thiago Santos Souza, 39 anos, o primeiro padre ordenado com o carisma de Bethânia. A Celebração Eucarística ocorrerá na Paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava, Paraná, às 15h, presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo Diocesano de Guarapuava.
Thiago é natural de Aracaju, capital de Sergipe. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo e mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe, além da graduação em Filosofia e Teologia.
O moderador da Comunidade Bethânia, Padre Vicente de Paula Neto, destaca que, após a ordenação, o Diácono Thiago será o primeiro padre gestado dentro do carisma de Bethânia. “Passamos por um processo formativo e agora estamos no momento de maturidade. Hoje, nossa comunidade pode oferecer à Igreja todos os estados de vida. Os estados de vida são as novas comunidades dentro da Igreja, e isso é a expressão da maturidade desse carisma que Deus nos deu para servir à Igreja. Quando percebemos todas as vocações dentro de uma comunidade, vemos que os frutos pedidos estão amadurecendo. É um momento de bastante responsabilidade, vontade de servir, de dar o seu melhor, sem omissões, com coragem e exposição para ousar. Agora podemos responder nas diversas direções que a Igreja nos pedir, à luz do nosso carisma”, afirma Pe. Vicente.
Sobre o chamado de Deus ao sacerdócio
O Diácono Thiago compartilha que, em 09 de fevereiro de 2002, teve sua primeira experiência com Deus ao assistir a uma pregação do Padre Léo, na Canção Nova. No ano seguinte, em uma missa, a leitura do Evangelho do Dia, sobre Jesus, que, ao parar às margens do rio para descansar junto aos apóstolos, percebeu que o povo o esperava, o tocou profundamente. Ele se compadeceu das pessoas, que eram como um rebanho de ovelhas sem pastor, e percebeu que elas precisavam dele.
Em seguida, veio uma oração profunda no momento da partilha, acompanhada pela música Doa a tua vida, de Fyama Lima, que diz: “Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz e serás servo de cada homem, servo por amor, sacerdote da humanidade.” Thiago conta que sentiu claramente o chamado de Deus para uma missão. “Levei um tempo para compreender, pois tinha outros planos: construir uma carreira consolidada, alcançar estabilidade financeira e constituir uma família. Eram muitos sonhos pessoais”, ressalta.
Quando Thiago compreendeu o verdadeiro sentido de tudo o que estava acontecendo, se rendeu ao chamado de Deus. “Primeiramente, à Comunidade Bethânia, pois o grande chamado que vinha era para que eu me dedicasse aos prediletos de Jesus, às pessoas que Ele me colocava para cuidar, os mais necessitados”, diz.
Após essa extensa jornada imersiva, repleta de experiências práticas, conhecimentos e aprofundamento nos estudos, mais uma etapa se concretiza: a ordenação.