Em solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Brusque, na tarde desta quinta-feira (12), foram diplomados o prefeito reeleito da cidade, André Vechi (PL), o vice-prefeito André Batisti – Deco (PL) e os 15 vereadores eleitos no pleito municipal deste ano.
O juiz da 86ª Zona Eleitoral, Gilberto Gomes de Oliveira Júnior, destacou que a eleição ocorreu de forma tranquila na cidade. “Não houve nenhuma prisão, nenhum termo circunstanciado. Não houve nenhum problema mais grave”, afirmou, acrescentando que não há nenhum processo, por enquanto, que possa resultar em cassação de registro de mandato.
O magistrado disse aos eleitos que eles serão os representantes da população e que terão oportunidade de cumprirem suas promessas de campanha e, assim, satisfazerem o eleitorado. “Espero que nenhum se perca no caminho. Os eleitos devem ter o compromisso com os interesses da população. Encerramos um cenário político e daremos início a outro em 1º de janeiro de 2025. E com ele o sentimento de esperança e o desejo de vivermos ainda melhor, aqui em Brusque, com mais educação, lazer, saúde, esporte, emprego, segurança e transporte.”
O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alberto Civinski, lembrou que o processo eleitoral é um momento de profunda importância para a democracia e para o futuro das cidades. Sobre os eleitos, ele acredita que o trabalho dos mesmos deve ser pautado pela transparência, pela ética e pelo compromisso com o bem-estar coletivo.
Vindo de uma eleição suplementar no ano passado e reeleito este ano com 43.915 votos, Vechi ressaltou que o resultado positivo da votação histórica contou com a participação do vice-prefeito Deco, que esteve ao seu lado. O chefe do Executivo afirmou que não será tarefa fácil administrar o município nos próximos quatro anos, pois Brusque, assim como todas as cidades, tem uma série de desafios. No entanto, ele disse acreditar que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, independentes, mas harmônicos, vão trabalhar lado a lado para proporcionar melhor qualidade de vida à população.
O chefe do Executivo falou que conta muito com o trabalho do Legislativo. “São 4,7 mil servidores, R$ 1 bilhão de orçamento para administrar. Nada mais justo do que vocês (vereadores eleitos) nos ajudem a fiscalizar, para que a gente possa executar essa despesa da melhor forma possível. Sempre com muito respeito ao patrimônio e ao erário, para garantir que todo o recurso arrecadado, por meio de impostos, possa ser retribuído para a população na forma de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida do cidadão brusquense.”
O prefeito salientou esperar que, a partir de agora, a cidade tenha estabilidade política de conclusão do mandato, para que não sofra como ocorreu nas duas gestões anteriores, em 2015 e 2023.
Vereador mais votado nas eleições deste ano, Valdir Hinselmann (PL) falou em nome dos demais parlamentares eleitos. “Tenho certeza que os demais vereadores eleitos honrarão os votos recebidos de seus eleitores, para fazer uma Brusque cada vez melhor.” Hinselmann foi reeleito com 1.777 votos.
Vereadores diplomados
Alessandro Simas (União), André Rezini (PP), Antônio Roberto Silva (PRD), Bete Eccel (PT), Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), Felipe Hort (Novo), Jean Dalmolin (Republicanos), Jean Pirola (PP), Joubert Renato Lungen (Podemos), Leonardo Schmitz (PL), Paulinho Sestrem (PL), Pedro Corrêa Neto (PL), Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Novo), Rogério dos Santos (Republicanos) e Valdir Hinselmann (PL).
Homenagens
Durante a solenidade, a 86ª Zona Eleitoral homenageou com os certificados de Mérito Eleitoral Érico Zendron, eleitor mais idoso de Brusque, com 96 anos, e a eleitora Mônica Soares, que coopera com a Justiça Eleitoral há 26 anos.