O presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Marlon Sassi, e os diretores Halisson Habitzreuter e Alexandre Zen se reuniram com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, em Florianópolis, na segunda-feira (9). O objetivo do encontro foi estreitar as relações com o comandante e solicitar mais efetivo para o 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, além de reafirmar o apoio da classe empresarial da região ao serviço de segurança pública. "A reunião foi planejada pelo nosso diretor Alexandre Zen, que é um grande parceiro da PM em todo o estado, com o fornecimento de carrinhos para a Transitolândia. Estamos muito preocupados com a questão do efetivo. Teremos muitos policiais que irão para a reserva nos próximos meses, o que acaba dificultando o trabalho realizado no nosso batalhão", destacou o presidente Marlon Sassi.
Na ocasião, os representantes da ACIBr reiteraram a parceria da entidade às atividades da Polícia Militar e destacaram o quanto a classe empresarial da cidade já contribuiu com os órgãos de segurança da região. "Levamos os números da contribuição da ACIBr e outras entidades através do convênio de Radiopatrulha. Nos últimos anos, esse convênio já repassou mais de R$ 6 milhões para a PM da nossa cidade. Também demonstramos que não estamos colocando o fardo todo em cima da Polícia Militar, somos parceiros, apoiamos tudo o que o 18º Batalhão precisa para conseguir o feito de tornar Brusque, Guabiruba e Botuverá uma das regiões mais seguras do Brasil."
O convênio de Radiopatrulha, firmado entre a Polícia Militar e a prefeitura de Brusque, foi idealizado pela ACIBr, em parceria com demais entidades em 2018, como uma alternativa para substituir o antigo Fundo Municipal de Melhoria da Polícia Militar (Funpom). Desde então, o projeto vem dando certo e está sendo replicado em vários municípios do estado, ajudando a manter uma boa estrutura de trabalho aos policiais. O convênio foi realizado durante a gestão do ex-presidente Halisson Habitzreuter, que hoje auxilia outras entidades a colocarem em prática o modelo. "Mostramos ao comandante as iniciativas de Brusque, principalmente em relação ao convênio de Radiopatrulha, que vem auxiliando no trabalho da polícia em várias cidades. Hoje estamos fazendo com que outras associações empresariais que têm consciência da importância dessa ação possam fazer algo semelhante em suas entidades. A reunião foi muito produtiva e acredito que seremos reconhecidos na hora da distribuição de efetivo pelo estado", ressaltou o ex-presidente da ACIBr.
Com a aproximação do comando geral, Marlon também está confiante de que o 18º Batalhão receba um número considerável de soldados a partir do próximo ano. "A distribuição será feita no início de março, quando encerra a Operação Verão. O comandante não pode informar o número de policiais que virão para Brusque ainda. Nós solicitamos 54 novos policiais, que é o mínimo necessário para manter o bom andamento do nosso batalhão. Saímos contentes da reunião e com uma expectativa grande de que seremos atendidos. Esse é o papel da ACIBr, não apenas representar os empresários, mas toda a sociedade de Brusque e região. Acreditamos que um dos pilares do desenvolvimento é a segurança e esta será sempre uma das nossas bandeiras", finalizou.