Nesta semana, representantes da Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel e da Secretaria de Educação embarcaram em direção ao Rio de Janeiro para participar do evento Conexão Liga STEAM. A escola é uma das três finalistas do Prêmio Liga STEAM, na categoria Educação Infantil, com o projeto inovador, “Guardiões das Abelhas: monitorando o clima para proteger nossas colmeias”.
Sob a liderança do professor Bruno Henrique Passos de Jesus e o apoio da diretora Elaine Petermann e da coordenadora pedagógica Jakeline Colzani, o projeto integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) em uma proposta voltada à sustentabilidade. A iniciativa surgiu para ampliar o trabalho com abelhas sem ferrão, com foco na proteção das colmeias em condições climáticas adversas.
A Liga STEAM é uma iniciativa nacional que dissemina essa abordagem interdisciplinar na educação, promovendo conexões em rede e incentivando professores e estudantes a solucionar problemas reais com criatividade e inovação. O evento deste ano destaca temas como “Educação para o Trabalho” e a inclusão de meninas e mulheres em áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia.
Outro destaque de Brusque no Conexão Liga STEAM 2024 é a participação da professora Taiani Vicentini no painel “Justiça Climática: Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo”. Representando a formação "Ventos do Conhecimento", ela apresenta os resultados do programa, que capacitou 25 professores na abordagem STEAM. A iniciativa gerou projetos inovadores, com seis deles chegando à final do Prêmio Liga STEAM.