A Unidade de Saúde Básica do bairro Zantão teve seu entorno ocupado por cachorros abandonados. Muitos deles acabam sendo deixados na área por pessoas que trafegam pela Rua Arnoldo Ristow e, por ser ligada a uma rodovia, os veículos transitam com maior velocidade, podendo causar atropelamentos.
A Rádio Cidade foi informada sobre o caso de maus-tratos por uma funcionária da UBS. A mulher relatou que vários cães já foram deixados lá e que já aconteceu de virem acometidos com alguma doença ou suspeita de osso quebrado.
O médico Luiz Carlos Gomes conversou com a reportagem da 92,3 FM. Em seu relato, o profissional disse que os animais tendem a vir à unidade por ela ter um maior fluxo de pessoas. Ele ainda alertou que “é um problema de saúde pública” já que muitos deles acabam mordendo humanos, como já ocorreu, conforme dito por Luiz. O risco de trazer à tona a proliferação de doenças acaba sendo alto, caso o animal esteja contaminado.
Mas a Arnoldo Ristow não é a única rua do bairro que sofre com este problema. Próxima a ela existe a Rua Monsenhor Valentim Loch, que faz ligação ao bairro Cedrinho. Lá, também existem muitos casos de abandono de animais. “É um local onde não há muitas casas, então as pessoas abandonam nesse espaço. Não tem como ninguém ver e eles acabam vindo à unidade.”
A Rádio Cidade entrou em contato com o setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Brusque. No entanto, não obteve uma resposta sobre o caso até o momento.