O proprietário da Villa Quisisana, Herbert Pastor, assinou, na manhã desta segunda-feira (9), o termo de compromisso para doação do imóvel para a prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural do município. A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito André Vechi do vice-prefeito Deco Batisti, e do Diretor-Geral da Fundação Cultural de Brusque, Igor Alves Balbinot e convidados.
O Diretor-Geral da Fundação Cultural, Sr. Igor Alves Balbinot, destacou a relevância do momento. "Esta é uma ocasião histórica para Brusque. É emocionante ver alguém abrir mão de um patrimônio tão significativo, de uma família que contribuiu imensamente para o desenvolvimento econômico da nossa região, em prol da cultura local. Agradecemos profundamente ao Sr. Herbert Pastor e estamos cientes da grande responsabilidade de levar este projeto adiante. Após meses de diálogo com o proprietário, vencemos mais uma etapa importante e estamos confiantes com o respaldo da administração municipal e da Fundação Catarinense de Cultura, representada pela brusquense Maria Teresinha Debatin, que já se colocou à disposição para colaborar nesse processo," disse
Com a assinatura do termo, o município de Brusque, por meio da Fundação Cultural, assume o compromisso de elaborar e entregar, no prazo de 12 meses, um projeto executivo para a instalação do Museu de Artes de Brusque na Villa Quisisana. Após a conclusão e aprovação do projeto pelo proprietário, será efetivada a doação definitiva do imóvel à Fundação Cultural, que dará início à adaptação do espaço para a implantação do museu.
Na assinatura participaram também membros da comissão de curadoria formada por, Herbert Pastor, responsável por definir o futuro do imóvel, Jaqueline Kuhn, Dr. João José Leal e sua esposa Ana Maria S. Leal, Maria Glória Dittrich. Além disso, a solenidade contou coma a presença da magnífica reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, Valdir Rubens Walendowsky, e a Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin.
Este projeto resgata uma iniciativa criada por decreto em 1993, que até então não havia sido concretizada. A assinatura do termo marca um novo capítulo para a história cultural de Brusque, reafirmando o compromisso da cidade e da administração municipal com o fortalecimento de suas iniciativas artísticas e culturais.