Na última quinta-feira (5), os secretários de diversas pastas da Prefeitura de Brusque participaram de palestra sobre Business Intelligence (BI), um processo que utiliza a análise de dados para ajudar as empresas a tomarem decisões estratégicas e diárias.
A implementação do BI permite que o município consiga consolidar informações de diferentes áreas, como Tributação, Saúde, Educação e outros setores em um único sistema.
“O grande marco na análise de dados do movimento econômico do município aconteceu quando implementamos ano passado o programa Timoneiro, que nós chamamos de CISAN SIG, em parceria com a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc). Esse programa nos deu a capacidade de analisar de forma mais precisa os dados tributários, contábeis e fiscais das empresas contribuintes de ICMS, trazendo uma nova perspectiva tecnológica para a gestão desses dados”, comentou a auditora fiscal tributária de Brusque, Precila Villar.
A parceria entre o município de Brusque e a Feesc já acontece há dois anos e tem como objetivo garantir uma gestão mais eficiente e estratégica entre os setores da prefeitura.
“Cada setor tem suas próprias informações, mas, muitas vezes, é difícil fazer esses dados conversarem entre si. O BI resolve isso ao centralizar todas as informações em um armazenamento de dados, onde cada secretaria alimenta com seus próprios dados. A partir daí, conseguimos gerar informações estratégicas que abrangem todo o ecossistema de dados do município", finalizou o supervisor de projetos e novos negócios, Diego Paulin.