A Câmara de Brusque promoveu nesta quarta-feira, 04 de dezembro, no plenário da casa legislativa, uma audiência pública para identificar demandas das entidades tradicionalistas gaúchas de Brusque e para que estas pudessem levantar propostas para as atividades culturais da 1ª Semana Farroupilha do Município, instituída no calendário oficial da cidade pela Lei nº 4.713/2024.
Autora do projeto que culminou na lei e do pedido de convocação da audiência pública, a vereadora Marlina Oliveira (PT) presidiu a mesa dos trabalhos, acompanhada por Ivan Bruns Filho, secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, André Felipe de Souza, chefe na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karine de Souza, do grupo de dança Aliados da Tradição, Wanderlei Paulo, coordenador campeiro 8ª Região Tradicionalista de Santa Catarina, e Rogério da Silva Gonçalves, representante a culinária campeira.
“Há o desejo de fazer acontecer uma programação que seja voltada à Semana Farroupilha aqui no nosso município”, disse a parlamentar após ouvir as manifestações proferidas na tribuna. “Nas falas, apareceu muito o desejo comum de ter esse espaço onde todas as entidades possam aparecer, divulgar, difundir, apresentar, seja por vias da culinária, do artesanato, dos CTGs [centros de tradição gaúcha], dos piquetes, dos grupos de dança, da música, enfim, das várias vertentes, e a Semana Farroupilha é um movimento necessário e seria o lugar ideal”, acrescentou. “Tudo o que move a cultura de um povo gera recursos financeiros para o município. Um movimento como este é um potencial gerador de emprego e renda, [pode] movimentar e aquecer a economia, e isso ser revertido para o município”.
Dos encaminhamentos citados pela vereadora, está a criação de uma comissão formada por membros dos poderes Executivo e Legislativo e das entidades gaúchas, atribuída de “pensar a construção de um trabalho que culminará em um evento no mês de setembro”. Ela destacou, ainda, que o apoio da Prefeitura e o envolvimento de órgãos como a Fundação Cultural são imprescindíveis para a organização de ações e a captação de recursos públicos com vistas a financiar a Semana Farroupilha.