O Conexão 92 desta quinta-feira (5) abordou uma situação cada vez mais presente no dia a dia das famílias: o uso excessivo das redes sociais e dos jogos eletrônicos por parte dos adolescentes. O psiquiatra Humberto Martins Fornari falou sobre o assunto no programa. Conforme ele, essa é uma das principais queixas dos pais.
Fornari, que trabalha na área desde 2002, comentou que os casos de jovens com vícios digitais aumentaram nos últimos cinco anos. Entre as consequências que afetam os adolescentes que passam boa parte do dia focados na internet, o médico citou ansiedade, depressão, isolamento social e baixo rendimento escolar. “Param de sair, de sair para brincar, para ir aos locais onde estão os amigos. Isolamento dentro da família. Finais de semana inteiro jogando.” As meninas ficam mais nas redes sociais, segundo ele. Já os meninos nos jogos online.
Na tentativa de solucionar o problema, Fornari defende a utilização do celular de forma controlada, ou seja, os pais deverão estabelecer uma rotina de uso. “Têm que colocarem um padrão de uso”, acrescentou. O médico declarou ser favorável a proibição do uso do celular nas escolas e que sejam formuladas políticas públicas para ajudar nesse processo.
Outra questão citada por ele diz respeito aos muitos casos de pais e mães que estão junto com os filhos, mas, em vez de dedicarem atenção às crianças, estão conectados ao mundo virtual. Ele assinalou que as distrações digitais são atrativas. “A pessoa fica “embriagada” com as redes.”
Fornari afirmou que as conexões virtuais são importantes, mas desde que sejam feitas moderadamente.