Teve início nesta quarta-feira (4) o recapeamento da rua Ludovico Merico, no bairro Dom Joaquim. A obra, que contempla aproximadamente mil metros de extensão, abrange o trecho desde a rótula da Paróquia Santa Catarina até aproximadamente a Travessa Dom Joaquim.
A intervenção se tornou necessária devido ao grande desgaste do asfalto, intensificado pelo trânsito pesado e pela passagem frequente de veículos com cargas elevadas. “A rua Ludovico Merico apresentou um pavimento bastante comprometido, tanto pelo envelhecimento do asfalto, quanto pelo tráfego intenso. Esta obra é fundamental para melhorar as condições da via e proporcionar mais conforto e segurança para todos”, afirmou a chefe de fiscalização da Secretaria de Obras, Amanda Visconti.
A execução do recapeamento será dividida em duas etapas principais: a primeira consiste em limpeza, varrição, lavagem e reperfilagem da via, processo que corrige fissuras, nivela a superfície e estabiliza a base do asfalto para a aplicação da nova camada asfáltica. “A reperfilagem ajuda a criar uma estrutura mais uniforme, essencial para a aplicação da camada final de asfalto”, explica Amanda.
Na segunda etapa será feita a aplicação da nova capa asfáltica, garantindo maior durabilidade do pavimento e melhorando significativamente o trânsito no local.
A Rua Ludovico Merico é mais uma via do bairro Dom Joaquim a receber melhorias este ano. Outras intervenções realizadas incluem:
Rua Otaviano Rosa recebeu nova pavimentação asfáltica em 1km de extensão, com 900 toneladas de asfalto aplicado;
Rua David Hort passou por recapeamento em 490 metros de extensão, utilizando 231 toneladas de asfalto;
Rua José Dubiela foi revitalizada em 2 km de extensão, com aplicação de 1.667 toneladas de asfalto.
Para a escolha de quais ruas recuperar, foi realizado um planejamento estratégico considerado fundamental na decisão. “Todas essas ruas onde executamos o recapeamento asfáltico foram previamente selecionadas dentro do programa Escritório de Projetos, implantado e orientado pela gestão do prefeito André Vechi”, disse o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.
“Esse programa foi fundamental para identificarmos obras prioritárias em diversas áreas, permitindo que acompanhemos mês a mês a evolução dos projetos em diferentes secretarias e autarquias do município”, explicou Ivan.
Ele destacou ainda o papel da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica na cooperação do programa e a relevância do financiamento. “Utilizamos recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) para viabilizar esses recapeamentos, garantindo uma aplicação eficaz dos investimentos em infraestrutura. Essa parceria entre planejamento estratégico e execução nos permite entregar obras que realmente fazem a diferença na vida dos brusquenses”, concluiu Ivan.