No próximo dia 9 de dezembro, às 9h, no Auditório F da Unifebe, a Prefeitura de Brusque dará mais um passo rumo à modernização e transparência da administração pública, com o lançamento do Plano de Integridade e Compliance.
A iniciativa integra o Programa de Integridade e Compliance do município, que busca sistematizar e aperfeiçoar os instrumentos de controle e governança existentes, fortalecendo as ações de prevenção e combate à corrupção.
Segundo o secretário municipal de Transparência e Accountability, Daniel Felício, a implementação do plano representa uma evolução no modelo de gestão pública, migrando de uma administração burocrática para um modelo gerencial, mais eficiente e alinhado às expectativas da sociedade.
“A transparência é um mecanismo essencial para aproximar o cidadão do poder público e garantir que as ações governamentais reflitam os valores da comunidade. Em Brusque, o Aplicativo de Transparência já é uma ferramenta de destaque nesse sentido, mas estamos avançando ainda mais com este pacote de medidas”, destaca.
O lançamento do plano ocorre em um momento de reconhecimento nacional para Brusque. No último dia 14 de novembro, o município recebeu o Selo de Qualidade em Transparência Pública, na categoria prata, concedido pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). “Um reflexo de nosso esforço em promover práticas administrativas mais claras e acessíveis à população”, salienta Felício.
Ainda de acordo com Danial, o Plano de Integridade e Compliance terá como pilares a contenção de gastos públicos, a eficiência no planejamento das ações governamentais e a transparência ativa e passiva, por meio de mecanismos como ouvidorias, audiências públicas e o e-SIC (Serviço de Informação ao Cidadão).
“O objetivo é transformar Brusque em uma referência na gestão pública municipal, proporcionando maior controle social e um governo mais próximo da comunidade”, reforçou.
O evento é aberto à comunidade e contará com a presença de autoridades municipais e representantes de entidades da sociedade civil. A expectativa é que o plano seja um divisor de águas na gestão pública brusquense, consolidando práticas inovadoras e alinhadas aos princípios de ética, integridade e responsabilidade social.