Membros do Banco Mundial conhecem a Defesa Civil de Brusque

Membros do Banco Mundial e da Defesa Civil do estado estiveram em Brusque no início da noite desta terça-feira (03) para um encontro com o prefeito de Brusque, André Vechi, e membros da Defesa Civil do município. No encontro foi apresentado um histórico e um balanço sobre as ações da Defesa Civil municipal e também destacado a importância da construção da barragem de Botuverá para toda a região.  

O gerente de Risco de Desastres do Banco Mundial (BIRD), Jack Campbell, falou sobre a visita. “Hoje estamos aqui com o prefeito para conhecer melhor as iniciativas da prefeitura para reduzir os riscos de incidências. Brusque é uma cidade com uma forte liderança sobre o tema, já está fazendo muitas obras de cheia, mas estamos aqui querendo fortalecer esse esforço,” disse. 

O prefeito André Vechi coordenou o encontro e destacou a importância de receber a comitiva em Brusque. “ A gente fica muito feliz em ter sido uma das cidades escolhidas para receber essa missão da Defesa Civil do Estado com a equipe do Banco Mundial, que tem discutido uma linha de crédito de 900 milhões para o Estado de Santa Catarina. Uma das obras previstas nesse financiamento é a Barragem de Botuverá,” explicou.

Vechi aproveitou para falar de possíveis parcerias com o Banco Mundial. “O banco se colocou à disposição para eventualmente financiar uma parceria com um projeto futuro aqui com a cidade. Então, a gente sai daqui muito feliz com esse projeto, pensando também que a gente está contribuindo para que o Estado de Santa Catarina possa se organizar e se estruturar de uma forma muito melhor, muito melhor coordenada. Para mitigar o impacto dos eventos climáticos aqui na nossa região,” destacou.

A reunião serviu para que os técnicos do Banco Mundial pudessem entender a importância da construção da nova barragem em Botuverá, que segundo dados, vai reduzir os impactos de uma magnitude importante, por exemplo, no evento de 2023, se a barragem já estivesse pronta, poderia reduzir em até 90% o impacto da enchente.

Brusque realizou mais de 50 capacitações de saúde ao longo de 2024

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) tem desempenhado um papel estratégico na qualificação contínua dos profissionais de saúde em Brusque, promovendo práticas humanizadas e mais eficazes no atendimento à população. Em 2024, o município registrou um crescimento nas iniciativas de formação. Ao longo do ano, foram realizadas 51...
Continuar lendo...

Duas pessoas ficam feridas após colisão entre carro e moto

Duas pessoas ficaram feridas no início da tarde desta quarta-feira (4), após uma colisão entre um carro e uma moto na rodovia Jorge Lacerda. O acidente aconteceu por volta das 12h05, na região do KM 10, no bairro Centro, em Ilhota. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota, no local, os ocupantes da moto foram encontrados ainda no solo. O condutor, um homem de 21 anos, estava consciente e orientado, com suspeita de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Colisão entre dois carros é registrada no bairro São Pedro

No início da tarde desta quarta-feira (4), um acidente entre dois carros gerou lentidão no trânsito da rua São Pedro, em Brusque. A colisão ocorreu por volta das 12h. Imagens recebidas pela reportagem da Rádio Cidade mostram que o acidente envolveu dois veículos Hyundai/HB20. Um deles teve a parte frontal bastante danificada, enquanto o outro apresentou danos frontais, especialmente no lado direito. Os dois veículos tiveram o...
Continuar lendo...