O Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) tem desempenhado um papel estratégico na qualificação contínua dos profissionais de saúde em Brusque, promovendo práticas humanizadas e mais eficazes no atendimento à população. Em 2024, o município registrou um crescimento nas iniciativas de formação.
Ao longo do ano, foram realizadas 51 capacitações, quase o dobro das ações promovidas em 2023 (21 capacitações) e significativamente superior às 4 capacitações de 2022. O número de participantes também é outro dado que chama atenção: 1.366 certificados foram emitidos em 2024, contrastando com os 260 de 2023 e os 312 de 2022. O número fica ainda maior quando constam os participantes sem certificação, com 1.992 participantes.
O NEPSHU tem como missão fortalecer o processo educativo na saúde, garantindo equidade no cuidado e otimizando os serviços. Em Brusque, essa abordagem ganhou força em 2024, para garantir uma melhora na qualidade dos serviços prestados à população.
“A educação permanente em saúde, ela tem como objetivo formar e qualificar os profissionais, tanto profissionalmente como também refletindo no atendimento ao público. No decorrer de 2024, a gente teve diversas ações, entre palestras, oficinas e capacitações com o intuito de estar levando o conhecimento e estar reciclando esses profissionais”, ressalta a Coordenadora do NEPSHU, Carline Fernanda Scheeren Veríssimo.
Entre as capacitações realizadas, estão as iniciativas destaques, como: Curso Saúde com Agente (certificação UFRS); Capacitação em Aplicação da Vacina BCG; Treinamento de Suporte Básico de Vida; Oficina de Comunicação em Saúde para residentes; Capacitação do Protocolo de Pré-Natal; Capacitação em Manejo Clínico do Aleitamento Materno; Oficina de Manejo de Casos de Violência na APS.
“Esse é um dado que reflete todo um trabalho em equipe, com as Unidades de Saúde e todos os setores. Além disso, realizamos eventos como a Semana da Enfermagem e palestras sobre o impacto das tecnologias na área, com o intuito de oferecer e atualizar conhecimentos e práticas que envolvem tecnologia”, finaliza a coordenadora.