Previsão para dezembro é de temperaturas acima da média

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dezembro indica chuvas entre a média climatológica e acima da média em grande parte da região Norte, no Nordeste de Mato Grosso, em São Paulo, no Sul de Minas Gerais e no Oeste do Piauí. Por outro lado, a região Sul deverá registrar precipitação abaixo da média, com exceção de áreas localizadas no leste de Santa Catarina e norte do Paraná, onde os acumulados poderão ficar na normalidade ou acima da média. 

No Centro-Leste da região Nordeste, a previsão aponta para precipitação dentro da normalidade, exceto em áreas da Bahia, Maranhão e sul do Piauí, onde os volumes de chuva devem ficar abaixo da climatologia, com volumes inferiores a 200 mm. No centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul, as chuvas deverão variar entre próximas e abaixo da média histórica.

Considerando o prognóstico climático do Inmet para dezembro de 2024 e seus possíveis impactos nas principais culturas, a previsão de chuvas mais regulares e bem distribuídas continuarão a ocorrer nas áreas em produção da região Norte, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Já no Matopiba (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão aponta para menores volumes de chuva, porém serão suficientes para a manutenção da umidade do solo na maioria das localidades.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o mês de dezembro será marcado pela elevação dos níveis de umidade no solo, devido à previsão de chuvas mais regulares que irão favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Algumas áreas podem ser afetadas pela má distribuição das chuvas, como o Sudoeste do Mato Grosso, Sul do Mato Grosso do Sul, Oeste de São Paulo e Norte de Minas Gerais. 

Em grande parte da região Sul, a previsão é de chuvas próximas à média histórica e os níveis de umidade no solo permanecerão elevados, beneficiando a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Algumas áreas do sul do Rio Grande do Sul e Noroeste do Paraná, podem ter volumes mais baixos de chuva e redução da umidade do solo.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente no Norte do país, onde as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28ºC. 

Em áreas pontuais do Amazonas, Amapá, Sudoeste do Paraná, Leste de Santa Catarina e Sul do Rio Grande do Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, em razão da ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura.

 

Homem com mandado de prisão por homicídio é preso em Brusque

Um homem de 39 anos, com mandado de prisão ativo por homicídio, foi preso em Brusque na tarde desta sexta-feira (29). O fato ocorreu por volta das 17h50, no bairro Steffen. De acordo com o relatório da Polícia Militar, uma guarnição efetuou a prisão do homem, que possuía um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, pelo crime de homicídio qualificado. Após a prisão, o...
Continuar lendo...

Homem morre após parada cardíaca em acidente em São João Batista

Um homem de aproximadamente 54 anos morreu na manhã deste sábado (30) após sofrer uma parada cardíaca enquanto conduzia um carro e colidiu contra um muro. O acidente ocorreu por volta das 9h40, na rua João Andregtoni, no bairro Tajuba I, em São João Batista. Segundo informações do Corpo de Bombeiros repassadas à Rádio Clube, populares relataram ter visto o motorista passando mal antes da colisão. Os bombeiros...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Incêndio em loja: laudo pericial poderá ser emitido em 30 dias úteis

A causa do incêndio que atingiu a filial da rede Pittol Calçados em Brusque, na madrugada deste sábado (30), poderá ser divulgada daqui 30 dias úteis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a previsão legal é de 30 dias úteis para a entrega da conclusão, justamente para a correta e precisa formulação da perícia. As chamas destruíram os dois andares da loja de aproximadamente 1.300 metros quadrados, na...
Continuar lendo...