Dezembro será de bandeira verde e sem taxa extra na conta de luz

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, anunciou nesta sexta-feira (29/11) a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Após a vigência da bandeira amarela em novembro, a expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. 

A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos.

Sobre o anúncio, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que "o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia".

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro.

Com as bandeiras tarifárias, sistema criado pela ANEEL em 2015, o consumidor ganha um papel mais ativo na gestão de seu consumo de energia elétrica, ao conhecer previamente as condições e o custo de geração no País. O sistema reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas. 

Escolhas de consumo

Com as bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas. Mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com bons hábitos de consumo que evitam desperdícios e contribuem para a sustentabilidade do setor elétrico. Com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente.

Motorista bate Porsche de quase R$ 1 milhão na BR-470

Um motorista de 51 anos perdeu o controle do Porsche 911 Carrera colidindo contra o guard-rail próximo ao acesso para Luiz Alves. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), em Navegantes. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem, de 51 anos, foi encontrado caído entre os bancos do carro e apresentava suspeita de lesão na coluna lombar. Ele foi encaminhado ao Hospital de Navegantes para receber atendimento médico. O...
Continuar lendo...

Sub-12 da Brushand embarca para final da Liga SC de Handebol

O fim de semana será intenso para a equipe sub-12 masculina da Brushand. O time brusquense está na final da Liga Santa Catarina de Handebol, que acontecerá neste sábado (30) e domingo (1º), em Luzerna, no Meio-Oeste. A equipe embarcou para Luzerna na tarde desta sexta-feira (29). O primeiro confronto será contra o time de Lauro Muller. “A gente teve dois confrontos com eles este ano e saímos com as duas vitórias”, mencionou o...
Continuar lendo...

Irmãos de 14 e 24 anos morrem em acidente na BR-101

Dois irmãos, identificados como Jheniffer Ribeiro, de 24 anos, e Rodrigo Rafael Damasco Ribeiro, de 14 anos, morreram na madrugada desta sexta-feira (29) após um acidente na BR-101, em Imbituba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta da 1h no Km 276 da rodovia. As vítimas estavam em uma motocicleta Suzuki EN125 que tombou e, em seguida, foram atropeladas por um Peugeot 308. Jheniffer morreu no local do acidente,...
Continuar lendo...