Preocupado com a situação da ponte de madeira que dá acesso ao Morro São José, em Guabiruba, o morador da localidade Planície Alta (onde a estrutura foi construída), Bento Dias, contatou a Rádio Cidade FM 92.3 para relatar o problema.
Em conversa com o repórter da emissora, Anderson Antunes, que esteve na localidade, Dias informou que colocou uma pedra em uma das vigas que cedeu, para evitar que a ponte caísse. “Botei uma pedra embaixo entre a viga e a laje para não cair.”
Segundo ele, faz um ano que a estrutura está caindo e a prefeitura ainda não efetuou o conserto. “Já fomos à prefeitura. Falaram que vinham arrumar, mas nunca vieram nem olhar. Falaram que o engenheiro não podia vir ver. O engenheiro mora aqui, 200 metros da ponte”, lamentou.
Dias disse que a maioria dos motoristas está passando pelo riacho, porém isso se torna praticamente impossível quando chove. O morador comentou que alguns condutores se arriscam a passar pela ponte.
De acordo com ele, a ponte foi construída por um dos moradores da localidade e a prefeitura colocou uma viga e a madeira. “Gastaram um dinheirão com a madeira. Está sujeito a cair e ir tudo embora.”
Em razão do problema, Dias relatou que está reduzindo o número de visitantes no Morro São José, um dos principais pontos turísticos de Guabiruba. “Vem gente até de São Paulo visitar isso aqui e voltam porque a ponte está caindo. O movimento era muito grande. E depois que está difícil de passar a maioria vem, faz a volta e volta. É um lazer que as pessoas vinham aos fins de semana”, concluiu.