Quem quiser promover carreata natalina em Brusque deverá entrar em contato com a Guarda de Trânsito até o dia 20 de dezembro, em horário comercial. O órgão informou, nesta quinta-feira (28), que já conta com mais de 10 pedidos para realização das carreatas e que as autorizações serão emitidas a partir do dia 1º de dezembro.
A equipe da Guarda destacou que, conforme ocorreu nos anos anteriores, deverá ser seguida a resolução 508 do Conselho Nacional de Trânsito (CNT) e que o não atendimento das orientações acarretará no cancelamento da autorização emitida.
Antes de colocarem os veículos em circulação nas vias públicas, os condutores deverão verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como conferir se os veículos dispõem de combustível suficiente para chegar ao local de destino.
Documentos necessários para solicitar a autorização:
* Cópia da carteira de motorista do condutor do veículo principal da carreata (que transportará o Papai Noel)
* Cópia do documento de licenciamento anual do veículo principal da carreata (que transportará o Papai Noel)
* Roteiro das ruas ou bairros que passará a carreata
* Data e horário de saída da carreata
* Requerimento de solicitação da carreata devidamente preenchido e com todos os itens acima mencionados. O modelo do requerimento está disponível na Guarda de Trânsito de Brusque (GTB).
Dos veículos:
* O veículo principal deverá possuir guarda-corpos (corrimão ou Santo Antônio) de madeira ou metálico, fixado na carroceria, com altura entre 1,20m a 1,40m, para que os passageiros possam se apoiar com maior segurança, de acordo com Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) n° 508, artigo 3º, inciso II.
* Será autorizado apenas a permanência de três adultos sobre a carroceria do veículo principal, sendo caminhonete.
* Será autorizado apenas a permanência de oito adultos sobre a carroceria do veículo principal, sendo caminhão.
* O veículo principal e os demais veículos deverão estar em perfeitas condições para transitarem nas vias públicas, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
* O requerente deverá enviar fotografias do veículo principal adaptado pelo WhatsApp (47) 99127.8746, com, no mínimo, duas horas de antecedência do evento.