O Zoobotânico de Brusque comemora a chegada de uma nova integrante ao seu espaço: uma fêmea de gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi). Conhecido por ser o único pequeno felino com hábitos diurnos, o animal promete ser uma atração especial para os visitantes, além de desempenhar um papel importante nos projetos de educação ambiental da instituição.
O felino, que passou os últimos 13 anos no Zoo de Pomerode, foi encontrado ainda filhote em 2011, em um bairro de Timbó. Na época, sem condições de sobreviver na natureza, foi resgatado e levado ao zoológico, onde recebeu cuidados especializados. Agora, em sua nova casa em Brusque, o gato-mourisco será destaque por sua rotina ativa e facilitará iniciativas educativas voltadas à conscientização sobre conservação ambiental.
Classificado como “quase ameaçado” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o gato-mourisco é nativo da Mata Atlântica e enfrenta pressões como a destruição de habitat. Sua presença no Zoobotânico reforça o compromisso da instituição com a preservação de espécies.
Além disso, a instituição planeja trazer, em breve, um novo indivíduo da mesma espécie para companhia, visando maior bem-estar do animal e fortalecendo iniciativas de conservação.
O Parque Zoobotânico de Brusque abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30. O valor da entrada é de R$ 10. Estudantes, pessoas com deficiência e seu acompanhante, crianças de cinco a 12 anos, idosos com mais de 60 anos e professores pagam meia-entrada.
A entrada gratuita é destinada a crianças de até cinco anos, guias turísticos acompanhados de mais de 10 pessoas e motoristas de excursão.