Prefeitura promove ação para detectar casos de hipertensão e diabetes

Na próxima segunda-feira (2), a equipe da Farmácia Básica da Secretaria de Saúde realizará a última ação do ano do ciclo do Serviço de Cuidado Farmacêutico. Durante a atividade, será ofertada aferição da pressão arterial e teste de glicemia capilar.

A iniciativa surgiu após a equipe identificar, no atendimento espontâneo da Farmácia Básica, um número gradativo de pacientes com sinais de pressão alta e glicemia elevada que ainda não possuem diagnóstico.

Com uma média de 600 atendimentos diários, a Farmácia observa grande demanda de usuários que retiram medicamentos de uso contínuo, mas não têm diagnóstico de diabetes ou hipertensão.

Para enfrentar esse cenário, os pacientes com alterações detectadas durante a triagem serão encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

“O objetivo é que o diagnóstico precoce contribua para a prevenção de complicações e reduza os custos com tratamentos em estágios mais avançados, beneficiando os pacientes e as políticas públicas de saúde”, comenta a secretária de Saúde do município, Dra. Thayse Rosa.

                                                                                                                                                                                                                             A ação está prevista para ocorrer mensalmente, aproveitando o dia de maior fluxo na Farmácia Básica. A última edição foi realizada em novembro.