O Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação, tem como objetivo integrar as áreas de saúde e educação para promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens na rede pública. Por meio de ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças, o programa busca enfrentar vulnerabilidades que impactam o aprendizado e o bem-estar dos estudantes.
Em 2024, Brusque participou na implementação do programa, atingindo 100% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. As atividades realizadas ao longo do ano abordaram 14 temas, incluindo: alimentação saudável e prevenção da obesidade; combate ao mosquito da dengue; promoção de atividade física; prevenção de violências e acidentes; saúde bucal, ocular, mental, entre outros.
Essas ações são planejadas e executadas de forma intersetorial, envolvendo diferentes áreas e promovendo o cuidado integral aos estudantes. “Quando a gente leva essas ações para o ambiente escolar, ele afeta a população que muitas vezes tem dificuldade de acessar o serviço de saúde. O projeto melhora a qualidade de vida dos estudantes e também fortalece o papel da Atenção Primária, que é o trabalho em território de fortalecer o vínculo entre a comunidade. Serve também como porta de entrada preferencial no sistema único de saúde”, complementa a diretora de Atenção Básica, Cristiane Schmitz.