(VÍDEO) Vereadores falam sobre reunião com coordenadora sobre aulas noturna no Araújo

Na noite desta terça-feira (26), o fechamento das aulas noturnas na Escola Araújo voltou a ser debatido na Câmara de Vereadores de Brusque. Os parlamentares apresentaram as justificativas do Governo do Estado para a decisão.

Após a sessão, o vereador Jean Pirola (Progressistas) comentou sobre a reunião que teve com a coordenadora regional de Educação, Flávia D’Alonso, que expôs os motivos do governo.

“Estivemos no CRE, com a coordenadora regional Flávia, que nos apresentou estudos e dados que justificam a decisão. Ela explicou que não se trata de um fechamento, mas de uma otimização de vagas, buscando transferir os alunos para escolas com melhores condições, com laboratórios, transporte público mais eficiente e infraestrutura superior.

Ele também falou sobre os números que evidenciam a baixa demanda de alunos:

“Pelos números apresentados, vimos que a demanda atual não sustenta o funcionamento. Há apenas uma sala do terceirão com 27 alunos, e outras turmas não chegam a 30 estudantes, que seria o máximo por sala. Apesar disso, deixei claro que sou contra o fechamento do período noturno no Araújo Brusque. Contudo, com a evasão e a redução de matrículas, especialmente nos terceirões, entendo que essa reorganização pode trazer vantagens, como melhores recursos para os alunos e maior aproveitamento dos profissionais”, explicou Pirola.

Outro vereador que se manifestou sobre o tema foi Nik Imhof (MDB), que levantou dúvidas sobre a eficácia da medida para combater a evasão escolar.

“O líder do governo, Valdir Hinselmann, argumentou que o fechamento do período noturno no Araújo e a transferência para o Feliciano visam diminuir a evasão escolar e melhorar a qualidade do ensino, além de reduzir custos. Mas será que concentrar alunos em menos unidades realmente resolve a evasão? Eu acredito que não.

Em seguida, Nik destacou o impacto do fechamento para a comunidade local:

“O Araújo está localizado em um ponto estratégico no bairro São Luís, atendendo várias comunidades ao redor. Fechar o período noturno pode, na verdade, aumentar a evasão, já que muitos estudantes podem não conseguir se deslocar para outras escolas”, afirmou Nik.

(VÍDEO) Diretora da Theodoro Becker explica situação da cerca rompida

Uma moradora do bairro Bateas, em Brusque, contatou a Rádio Cidade FM, nesta terça-feira (26), para dizer que a cerca que fica na divisa da Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker está rompida. Em razão disso, ela relatou que desconhecidos entram no colégio para lazer e jogar bola nos fins de semana. No entanto, a moradora disse estar preocupada com o risco de os alunos irem para a rua e até sofrerem um acidente. Ela lembrou que a...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Bombeiros ressaltam importância dos programas da Companhia voltados às crianças

As atividades deste ano dos programas Golfinho e Bombeiro Mirim, em Brusque, foram concluídas no último sábado (23) com a formatura de 180 crianças. A solenidade aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, instituição que participou dos programas esse ano. O Golfinho e o Bombeiro Mirim são promovidos na cidade pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar/3º Batalhão Bombeiro Militar (3ª/3ºBBM). A cabo da...
Continuar lendo...

Idosa de 84 anos é encontrada morta em açude no Oeste de SC

Na manhã desta terça-feira (26), uma idosa de 84 anos morreu afogada em um açude na cidade de Princesa, no Oeste de Santa Catarina. O fato ocorreu por volta das 11h20. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, no local familiares relataram para os socorristas que a idosa foi vista pela última vez por volta das 8h da manhã desta terça-feira e depois foi localizada boiando no açude. A guarnição retirou o...
Continuar lendo...