As atividades deste ano dos programas Golfinho e Bombeiro Mirim, em Brusque, foram concluídas no último sábado (23) com a formatura de 180 crianças. A solenidade aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, instituição que participou dos programas esse ano. O Golfinho e o Bombeiro Mirim são promovidos na cidade pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar/3º Batalhão Bombeiro Militar (3ª/3ºBBM).
A cabo da companhia, Andreza Amorin Moraes, e o soldado Arthur Henrique Loos participaram do Conexão 92 desta terça-feira (26), para falar sobre os projetos Golfinho e Bombeiro Mirim.
Os programas foram desenvolvidos com os alunos dos 3º anos do ensino fundamental (Golfinho) e 4º ano (Bombeiro Mirim). O Golfinho tem como objetivo conscientizar crianças sobre segurança aquática, fornecendo conhecimentos essenciais para evitar afogamentos em praias, rios, piscinas e outros locais de lazer. Durante as atividades, os alunos aprenderam sobre medidas preventivas, primeiros socorros e a importância do respeito aos limites no ambiente aquático. “O programa contempla músicas, brincadeiras, atividades, tudo isso para trazer mais a criança e tornar mais interessante o projeto para elas”, explicou Loos.
O Bombeiro Mirim visa capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes, através do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo. A carga horária total é de 12 horas.
Andreza enfatizou que é importante que os alunos disseminem os conhecimentos que adquiriram nos projetos em suas comunidades. “Isso é muito importante”, afirmou ela, citando o exemplo do menino Théo, de 7 anos, integrante dos projetos. A criança salvou a vida de um bebê de três meses com manobra de desengasgo. O fato ocorreu em Palhoça, em setembro deste ano.
Além de prevenir acidentes, a cabo destacou que os programas abordam valores e princípios, importantes para a formação ética das crianças.
Ao final das atividades, os alunos visitaram o quartel do Corpo de Bombeiros para conhecerem a rotina de trabalho da corporação.
Andreza falou que o objetivo é aumentar gradativamente o número de alunos beneficiados com os programas em Brusque. “A intenção é sempre melhorar”, concluiu.