(VÍDEO) Bombeiros ressaltam importância dos programas da Companhia voltados às crianças

As atividades deste ano dos programas Golfinho e Bombeiro Mirim, em Brusque, foram concluídas no último sábado (23) com a formatura de 180 crianças. A solenidade aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, instituição que participou dos programas esse ano. O Golfinho e o Bombeiro Mirim são promovidos na cidade pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar/3º Batalhão Bombeiro Militar (3ª/3ºBBM).

A cabo da companhia, Andreza Amorin Moraes, e o soldado Arthur Henrique Loos participaram do Conexão 92 desta terça-feira (26), para falar sobre os projetos Golfinho e Bombeiro Mirim.

Os programas foram desenvolvidos com os alunos dos 3º anos do ensino fundamental (Golfinho) e 4º ano (Bombeiro Mirim). O Golfinho tem como objetivo conscientizar crianças sobre segurança aquática, fornecendo conhecimentos essenciais para evitar afogamentos em praias, rios, piscinas e outros locais de lazer. Durante as atividades, os alunos aprenderam sobre medidas preventivas, primeiros socorros e a importância do respeito aos limites no ambiente aquático. “O programa contempla músicas, brincadeiras, atividades, tudo isso para trazer mais a criança e tornar mais interessante o projeto para elas”, explicou Loos.

O Bombeiro Mirim visa capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes, através do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo. A carga horária total é de 12 horas.

Andreza enfatizou que é importante que os alunos disseminem os conhecimentos que adquiriram nos projetos em suas comunidades. “Isso é muito importante”, afirmou ela, citando o exemplo do menino Théo, de 7 anos, integrante dos projetos. A criança salvou a vida de um bebê de três meses com manobra de desengasgo. O fato ocorreu em Palhoça, em setembro deste ano.

Além de prevenir acidentes, a cabo destacou que os programas abordam valores e princípios, importantes para a formação ética das crianças.

Ao final das atividades, os alunos visitaram o quartel do Corpo de Bombeiros para conhecerem a rotina de trabalho da corporação.

Andreza falou que o objetivo é aumentar gradativamente o número de alunos beneficiados com os programas em Brusque. “A intenção é sempre melhorar”, concluiu.

Idosa de 84 anos é encontrada morta em açude no Oeste de SC

Na manhã desta terça-feira (26), uma idosa de 84 anos morreu afogada em um açude na cidade de Princesa, no Oeste de Santa Catarina. O fato ocorreu por volta das 11h20. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, no local familiares relataram para os socorristas que a idosa foi vista pela última vez por volta das 8h da manhã desta terça-feira e depois foi localizada boiando no açude. A guarnição retirou o...
Continuar lendo...

Rede estadual de ensino abre período de matrículas para próximo ano

O período de matrículas de estudantes na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina começou nesta segunda-feira (25). Em todas as unidades escolares, independentemente do número de vagas, haverá sorteio, que será regulamentado por edital. A pré-matrícula online poderá ser feita até quinta-feira (28) no site matriculaonline.sed.sc.gov.br, utilizando o cadastro do gov.br. As inscrições...
Continuar lendo...

Identificado jovem que morreu após acidente com carretinha solta na BR-470

Foi identificado como Mateus Henn, de 26 anos, o jovem motociclista que morreu após um acidente na BR-470, em Apiúna, na segunda-feira (25). O acidente envolveu uma carretinha que se soltou de um veículo e atingiu a moto conduzida por Mateus. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários, ao chegar no local, foi constatado que o condutor da motocicleta já estava sem sinais vitais. O garupa, de 23 anos, sofreu lesões graves...
Continuar lendo...