A comunidade Cristo Rei, localizada no bairro São Luiz, celebrou seu padroeiro neste final de semana. O ponto alto da festa foi no domingo, 24 de novembro, com a santa missa, presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, concelebrada pelo padre Paulo Riffel, e com a presença dos festeiros. Após a celebração, foi servido o almoço e houve a venda de café, bolo e a tradicional roda da fortuna.
O pároco, padre Diomar Romaniv, explica que a festividade de Cristo Rei marca o encerramento do ano litúrgico e convida a Igreja a reconhecer Jesus Cristo como Rei. “Esta é a última grande celebração do ano litúrgico, é uma coroação a tudo que nós celebramos desde o tempo do Advento do ano passado, reconhecendo Jesus como o Rei do universo. E hoje nós nos ajoelhamos diante Dele para adorá-lo”, falou.
Simbologia
Durante a homilia, a comunidade acolheu o manto, o cetro e a coroa, sinais de que Jesus é rei. “Aqui na comunidade temos um momento devocional de vestir Jesus com aquilo que é próprio de um rei, que são o manto, a coroa e o cetro. Também nos fazendo lembrar dos presentes que Cristo recebeu dos três reis magos”, ressaltou o pároco.
Padre Diomar pontua que Jesus ao nascer ganhou ouro, para lembrar que é rei; incenso, mostrando que também é Deus; e mirra, por ser ser humano. “E na festa de Cristo Rei o manto lembra sua humanidade, que reveste seu corpo; o cetro lembra seu poder e divindade; e a coroa porque é rei. Então acolhemos este simbolismo e revestimos sua imagem”, destacou.
Em mais um momento especial e de adoração, ao final da celebração, Jesus se fez presente na eucaristia e caminhou entre os fiéis. “Diante da presença do Santíssimo Sacramento, o reconhecemos como Rei do universo, e por isso nos ajoelhamos para adorá-lo e pedir que possamos entrar em seu reino, que é eterno”, afirmou padre Diomar.
Gratidão
Por fim o pároco ressalta a gratidão à comunidade por todo o empenho e engajamento na realização dos festejos. “Agradecemos a todos que se empenharam para realizar não só a festa religiosa como também a externa, esta é a última festividade da paróquia no ano. Também a nossa gratidão aos festeiros e agentes de pastoral que tanto se dedicaram para que esse momento acontecesse e para termos a oportunidade de conviver e confraternizar”, finalizou.
O coordenador da comunidade, Edson Habitzreuter, também reforça o sentimento de gratidão a todos que contribuíram de alguma forma para o sucesso da festividade e também a todos que participaram das celebrações.
“Esta é a primeira vez que estou à frente da comunidade, estava muito ansioso no período de preparação para nossa festa. Mas, com a certeza que tudo daria certo, pois Deus está conosco. Com ajuda de todos e a presença de Jesus realizamos uma linda festa onde todos puderam rezar, agradecer, adorar ao nosso Senhor e também confraternizar e se divertir”, completou o coordenador.