Fischer convida para o XII Pelznickelplatz

A conversa do Conexão 92 desta quinta-feira (21) foi com o vice-presidente da Sociedade do Pelznickel, Jocimar Fischer. O clube está nos preparativos finais do XII Pelznickelplatz. “Estamos num trabalho intenso para deixar tudo pronto”, destacou o dirigente. O festival será promovido no espaço que fica na rua Nicolau Schaefer, 647, no bairro Imigrante, em Guabiruba, Capital Catarinense do Pelznickel – tradição germânica trazida pelos colonizadores para a região.

O público poderá prestigiar o festival nos dias 6, 7, 13 e 14 de dezembro, das 19h às 23h, e nos dias 8 e 15 de dezembro, das 17h às 21h. Fischer informou que o ingresso da tradição poderá ser adquirido por R$ 10. Crianças até 12 anos, idosos e pessoas com deficiência (PcD) não pagam. Será gratuito também o acesso às atrações musicais e à praça de alimentação.

O Pelznickel é conhecido como o Papai Noel do Mato. “Eles cobram obediência das crianças”, disse Fischer. A figura lendária é patrimônio cultural, histórico e imaterial do município. Na época do Natal, os integrantes da Sociedade se fantasiam de Papai Noel do Mato. O clube foi formado por dois grupos da cidade, sendo dos bairros São Pedro e Guabiruba Sul. O dirigente contou que os voluntários do São Pedro costumam usar trajes feitos com barba-de-velho (bromélia) e tecidos escuros rasgados. Já os do Guabiruba Sul utilizam folhas e palmeiras para confeccionar as roupas. “Por mais que os dois grupos tenham se unidos, cada um mantém a forma como faziam antes.”

Conforme o modelo, a roupa do Pelznickel chega a pesar entre oito a 10 quilos. “Em dias de chuva, ela dobra o peso. O calor é ruim, o calor demais, mas também em dias de chuvas é ruim, porque acaba pensando nos trajes”, explicou.

Fischer comentou que o número de visitantes cresce a cada ano e, por esse motivo, é necessário que o evento ocorra em local maior. Segundo ele, a Sociedade está em tratativa com a prefeitura para concessão de um espaço no parque municipal. “Começou com três mil pessoas e já chegamos a receber 17 mil pessoas.” O festival recebe visitantes do estado e de outras regiões do Brasil, bem como já contou com a presença de turistas alemães e bélgicos.

A Sociedade reúne cerca de 120 integrantes. “Para fazer o evento, a gente precisa muito da ajuda dessas pessoas, porque em 10, 15 pessoas não tem como fazer devido à grandiosidade com que o evento se tornou”, ressaltou. “A gente consegue manter essa tradição porque todos os que estão lá são voluntários e fazem por amor. Querem transmitir para as crianças de hoje aquilo que eles vivenciaram lá atrás”, completou.                                                                                                                          

Comunidade Cristo Rei comemora dia do padroeiro

A Comunidade Cristo Rei, no bairro São Luiz, celebra neste domingo (24), o seu padroeiro. A festividade marca o encerramento do ano litúrgico e convida os fiéis a reconhecerem Jesus Cristo como o Rei do universo. A preparação para a festa inicia nesta quinta-feira, 21, às 19h30, com o Tríduo de Cristo Rei. As celebrações seguem na sexta e sábado, às 19h30 e 19h, respectivamente. Durante esses dias haverá...
Continuar lendo...

Idosa morre após ser atropelada por ônibus

Uma idosa morreu na manhã desta quinta-feira (21), após ser atropelada por um ônibus do transporte coletivo em Joinville. O acidente aconteceu na rua João Colin, esquina com a rua Max Colin, por volta das 10h. De acordo com informações da região, equipes do SAMU foram acionadas para atender a vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Sua identidade não foi divulgada. A empresa responsável pelo...
Continuar lendo...

Escola de Brusque é reconhecida como referência em alfabetização

A Escola Municipal Padre Vendelino Wiemes, no Cedrinho, foi destaque no Prêmio Lume, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A Unidade Escolar foi selecionada entre as 30 escolas municipais reconhecidas por seus elevados índices no programa Alfabetiza SC, com base nas provas realizadas pelas turmas de 2º ano em 2023. Mesmo sem avançar para a etapa final do prêmio, a escola foi agraciada com o Mérito como Escola...
Continuar lendo...