Escola de Brusque é reconhecida como referência em alfabetização

A Escola Municipal Padre Vendelino Wiemes, no Cedrinho, foi destaque no Prêmio Lume, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A Unidade Escolar foi selecionada entre as 30 escolas municipais reconhecidas por seus elevados índices no programa Alfabetiza SC, com base nas provas realizadas pelas turmas de 2º ano em 2023.

Mesmo sem avançar para a etapa final do prêmio, a escola foi agraciada com o Mérito como Escola Referência em Alfabetização, recebendo o certificado das mãos do Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, em evento que contou com palestra do jornalista e influenciador Fabrício Carpinejar.

A diretora da escola, Rúbia Maurizio Leite, atribui o sucesso ao trabalho integrado entre professores, projetos inovadores e investimentos da Secretaria Municipal de Educação. “Entre as iniciativas, o programa ”Sementes e Semeadores", há 11 anos em vigor, promove o desenvolvimento emocional de alunos e colaboradores, enquanto o Projeto Tema Anual estimula a leitura de forma criativa e contínua. Além disso, os altos índices no IDEB (7,3) refletem o impacto positivo das formações docentes e das tecnologias aplicadas em sala de aula”, comenta a educadora.

O Prêmio Lume reconhece escolas públicas com práticas de excelência em alfabetização, selecionando cinco instituições municipais e estaduais por mesorregião de Santa Catarina. “Ficamos extremamente felizes com o resultado”, comenta a secretária da pasta Franciele Mayer.

“Temos diversas escolas municipais e cada uma vem se destacado em suas áreas. A Secretaria de Educação sempre apresenta e incentiva os servidores a explorarem, inovarem e experimentarem. O resultado a gente vê com as premiações e indicações que as escolas recebem através dos professores e alunos”, conclui Fran.