A Paróquia São Luís Gonzaga será conduzida por um novo pároco, a partir de janeiro de 2025: padre Hélio Feuser, vindo da Paróquia São Sebastião, de Jaraguá do Sul I.
Conforme a divulgação das transferências anuais, realizadas pela Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, o atual pároco, padre Diomar Romaniv, irá assumir a Paróquia São Cristóvão, em Itajaí.
“As transferências dos padres são parte da organização e da evangelização da Igreja. Anualmente, olhando as realidades de cada paróquia, bem como as obras que a Congregação têm, o superior provincial reorganiza os religiosos e os indica para novas funções. Por essa razão, foi solicitado para que, a partir de 2025, eu estivesse conduzindo o trabalho na Paróquia São Cristóvão, em Itajaí”, comenta padre Diomar.
Mudança
Desde 3 de fevereiro de 2019, padre Diomar é pároco da Paróquia São Luís Gonzaga. Para ele, a mudança traz reflexões e despedidas, mas também expectativas sobre uma nova missão. “O momento de saída e transferência também é um momento dolorido para nós, padres. Afinal, é preciso desapegar-se, começar um processo novo de evangelização e assumir uma nova realidade que não conhecemos. Mas também é um tempo de esperança, de expectativa, de confiar em Deus, que conduz todas as coisas e que tem as suas razões para nos colocar nessa missão”, comentou.
Para ele, o momento é de agradecer por tantas ações realizadas em prol da comunidade. “A palavra é de gratidão por tudo o que vivi e realizamos aqui na paróquia, em quase seis anos de trabalho como pároco. Gratidão aos padres, que junto comigo ajudaram na evangelização; às lideranças que passaram e as que estão hoje; à comunidade; e ao povo de Brusque que me acolheu, que me ajudou muito neste processo e compreendeu uma série de mudanças, de reorganização da vida paroquial, que fizemos ao longo desse tempo”, comenta.
“Peço bênção a Deus, tanto à Paróquia São Luís Gonzaga, neste tempo de transição, bem como também a de São Cristóvão, em Itajaí. Fui e estou sendo muito feliz aqui e vou aproveitar este tempo, até final de ano, para viver bem, estar junto ao povo, para que juntos possamos louvar e bendizer a Deus pelos frutos que nos foram dados ao longo desses anos”, completa.
Outras transferências
Outras transferências de religiosos da paróquia serão realizadas em 2025. Padre Paulo V. Riffel irá servir em Rio do Sul, na Paróquia Catedral São João Batista. Da mesma forma, padre Paulo Eurico Krautler irá para Gravatal, para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Além do padre Hélio Feuser, a Paróquia São Luís Gonzaga também irá receber o padre Lindolfo Neves Braga.
Já o padre Cristiano Tiago Araújo, que serviu na paróquia e estava no Seminário São José, em Rio Negrinho, retorna a Brusque e assume a diretoria do Convento Sagrado Coração de Jesus.
Perfil
Padre Diomar nasceu no dia 27 de maio de 1983 em São Bento do Sul (SC), onde viveu toda a infância e adolescência. É filho de Gregorio e Bernadete Romaniv e tem dois irmãos: Daniele e Dalvan. Foi ordenado sacerdote em 28 de maio de 2011, em sua cidade natal, tendo escolhido como tema para a celebração: “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). No dia 22 de janeiro de 2011, ainda como diácono, foi designado para trabalhar na Paróquia São Sebastião, em Jaraguá do Sul, onde atuou como vigário paroquial nos anos de 2011 e 2012 e, em 19 de janeiro de 2013, assumiu a função de pároco, cujo cargo exerceu até o final de 2018, quando recebeu a transferência para Brusque. Entre os anos de 2012 e 2018, Padre Diomar também foi superior da comunidade local Jaraguá do Sul I e em 14 de março de 2015, foi nomeado pelo Governo Geral da Congregação SCJ, Conselheiro Provincial da Província BRM, função que exerce atualmente. Desde 3 de fevereiro de 2019 atua como pároco da Paróquia São Luís Gonzaga.