(VÍDEO) Dona Trude: “Tudo que vinha para ganhar dinheiro honesto, eu fiz”

Quem vê Edeltrudes Jescke cuidando de suas folhagens e de seus peixes, cachorros e passarinhos, certamente não imagina que a aposentada foi uma das primeiras costureiras de Brusque e uma das primeiras mulheres a abrir um restaurante na cidade. Hoje, aos 84 anos, dona Trude vive tranquila em sua casa na rua Nova Trento, no bairro Azambuja, em Brusque. Mas sua rotina era complemente diferente até pouco tempo.

Mãe de seis filhos (três morreram), ela precisou usar a criatividade para conseguir sustentar a família. A descendente de alemães conta, com orgulho, que um dos ofícios que exerceu foi o de costureira. “Não existia roupa pronta. As pessoas compravam tecido e gente tirava medida para fazer as roupas. E era tudo sob medida. Não existia roupa pronta de jeito nenhum.”

Dona Trude lembra que, certa vez, em um dos momentos difíceis pelo o qual passou, fez doce com as frutas que tinha em casa e com as que ganhou de um vizinho, para ter uma renda. “Fazia mousse de carambola com banana para poder vender e ganhar dinheiro.”

Rabada, dobradinha e matambre foram os pratos que a aposentada serviu na inauguração de seu restaurante. “Começou como um boteco”, recorda. Tempos depois, ela passou a comandar o restaurante do Serviço Social da Indústria (Sesi). Lá, dona Trude diz que o prato mais pedido pela maioria dos clientes era carne de panela. “Não podia faltar carne de panela.” Seus dotes culinários lhe renderam inúmeros pedidos de buffets para festas e casamentos. “Tudo que vinha para ganhar dinheiro honesto e criar meus filhos, eu fiz”, afirma.

A aposentada aprendeu a dirigir há anos e até hoje tem contato com o volante. Mora perto da casa do filho caçula Jaison e da nora Maria Clair, que faz comida para fora, atividade que aprendeu com a sogra. Dona Trude é viúva e tem 18 netos, 16 bisnetos, uma tataraneta e está a caminho um tataraneto ou tataraneta. A família ainda não sabe o sexo do bebê.

O time do coração de dona Trude é o Paysandu. “Por isso, a minha casa é só verde e branco”, destacou ela, se referindo as cores de seu time.

No Chile, Jorginho Mello conversa com dirigentes da Latam mirando mercado asiático

O governador do estado de Santa Catarina Jorginho Mello está em missão oficial ao Chile. Na manhã desta segunda-feira (18), Jorginho se reuniu com dirigentes da LATAM para tratar de novos destinos e possibilidades de negócios para o estado. O alvo agora é Lima, capital do Peru, que tem posição estratégica para ser o elo entre a América Latina e a Ásia. Além da atração de turistas para Santa Catarina, a...
Continuar lendo...

Polícia de Brusque participa de operação contra contra o tráfico de drogas em Itajaí

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Itajaí (DECOD/DIC de Itajaí), deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a operação “Gato por Lebre”. Trata-se de investigação que apura organização criminosa responsável por coordenar diversos pontos de venda de entorpecentes no bairro Cordeiros, em Itajaí. Foram cumpridas 15 ordens judiciais, sendo 14 mandados de busca e apreensão e 01 mandado de...
Continuar lendo...

Danilo Rezini aborda SAF e empréstimo que serão discutidos em assembleia

O presidente do Brusque FC, Danilo Rezini, antecipou à reportagem da Rádio Cidade, nesta terça-feira (19), informações sobre o edital de convocação da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 10 de dezembro de 2024, que prevê a discussão de dois assuntos principais: a possibilidade de transformação do clube em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a aprovação de um...
Continuar lendo...