O Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran SC) informou que criminosos estão utilizando o nome da autarquia para aplicar golpes.
Conforme divulgado pelo próprio departamento, o contato com a vítima para aplicar o golpe começa através do SMS, com a mensagem “NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL! Suspensão da CNH em andamento”, seguido de um link para um site falso.
Ao clicar no link para a suposta consulta, a vítima é redirecionada a uma página falsa que simula o sistema Gov.br, do próprio Governo Federal. Nele, a pessoa preenche as lacunas com dados pessoais para realizar a “consulta”. Como resultado, é mostrado os dados do cidadão e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”. Já há casos destes golpes ocorrendo em, pelo menos, 19 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.
Ainda, o Detran também informou que não aceita Pix como forma de pagamento e aconselha às pessoas a usarem apenas canais oficiais da autarquia ou empresas credenciadas.