Reativada no ano de 2024, a Fanfarra da Escola Cívico-Militar Paquetá conquistou, no último sábado (16), o título de campeã estadual. A corporação competiu na categoria Banda de Percussão Sinfônica infantil, contabilizando, ao final de sua apresentação, 687,9 pontos de 730 possíveis. Além de vencer na categoria musical, o título também veio para o pelotão de bandeiras, que também fez bonito e quase gabaritou a planilha dos jurados.
O XVI Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras ocorreu no município de Schröeder, no Norte Catarinense, mesmo local do último título brusquense, que ocorreu há 10 anos. Na ocasião, a fanfarra da Escola de Educação Básica (EEB) João XXIII havia faturado o título.
“Estivemos durante todo o dia acompanhando nossos alunos e professores”, comenta a diretora escolar, Anivia Terezinha Otto, que viajou junto com a banda para acompanhar a competição. “Foi emocionante ver o brilho nos olhos e a emoção das nossas crianças, que nunca tinham participado de algo semelhante. É uma experiência sem igual, e por isso apoiamos tanto o projeto da fanfarra, sempre junto da Secretaria de Educação, que nos proporcionou o transporte para virmos até o concurso”, completa a educadora.
Quem também viajou com o grupo foi o chefe do Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares, tenente Nelci Amaral. Além de supervisionar a criançada, coube ao militar levar o nome do programa para fora da cidade de Brusque, mostrando, dentre outras coisas, os resultados positivos do modelo cívico-militar.
Com o resultado, o grupo está classificado para o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras de 2025, que poderá ser disputado em solo catarinense pela primeira vez.