No último mês que antecede as festas de fim de ano, em torno de 500 vagas de trabalho estão abertas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Brusque. Há oportunidades para várias áreas e escolaridade, do ensino fundamental ao superior. A diretora do Sine, Juliana da Silva, diz que a unidade está com maior oferta de vagas para vendedor (interno e externo), costura, auxiliar de produção e serviços gerais. “Aumentou também tanto a procura das empresas para abrir vagas e também dos usuários para poder se encaixar no mercado de trabalho”, observa.
Juliana explica como funciona o processo de captação e de divulgação das vagas. “As empresas nos procuram, a gente abre o cadastro de vagas, a gente anuncia as vagas. As vagas são divulgadas em grupos no WhatsApp, no Instagram e no site da prefeitura.” O número para entrar no grupo de vagas do Sine no WhatsApp é (47) 3355.9763.
A faixa etária de quem entra em contato com o Sine de Brusque varia entre 19 a 45 anos. No entanto, Juliana lembra que há aposentados que procuram a unidade porque querem uma renda extra.
Muitos dos que vêm morar na cidade utilizam o Sine para conseguir trabalho. “Como Brusque é uma cidade muito acolhedora e tem bastante oportunidade, as pessoas quem vem de fora de imediato procuram o Sine”, destacou Juliana. Ela esclarece que o foco do Sine não é disponibilizar milhares de vagas de emprego, mas sim o número de pessoas contratadas. “Não adianta a gente ter muitas vagas abertas e não ter o espaço de qualificação para que as pessoas se insiram no mercado de trabalho.”
Para se cadastrar no Sine, é necessário apresentar documento com foto atualizado. A unidade fica na Praça da Cidadania, na rua Rodrigues Alves, no Centro 1. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.