(VÍDEO) Solenidade celebra 30 anos do Grupamento da PM em Guabiruba

Na noite desta quarta-feira (13), foi realizada uma solenidade para comemorar o aniversário de 30 anos do grupamento de Polícia Militar de Guabiruba. Durante a cerimônia, foram entregues equipamentos e medalhas comemorativas às pessoas que contribuíram de alguma forma com a PM.

Em entrevista à reportagem da Rádio Cidade, o tenente-coronel Pedro Machado Júnior, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, do qual Guabiruba faz parte, falou sobre a importância do grupamento na cidade.

“Há 30 anos, foi a primeira instalação do grupamento da Polícia Militar aqui na cidade de Guabiruba. Antes disso, já havia patrulhamentos, que eram feitos pelo batalhão, que na época ainda era um Pelotão, que tinha uma viatura designada exclusivamente para Guabiruba. Porém, há 30 anos, foram criadas as instalações que dividem até hoje o espaço com a Polícia Civil, sediando o nosso grupamento de Polícia Militar. É um fator muito importante para a cidade, fundamental para o desenvolvimento da economia e da segurança, porque sem segurança não há desenvolvimento econômico. Viemos hoje aqui, para prestigiar os policiais militares que, ao longo desses 30 anos, trabalharam e comandaram o grupamento, sempre com excelência. Os resultados estão aí: Guabiruba continua sendo uma cidade tranquila e segura para se viver.”

O comandante também comentou sobre a entrega de novos equipamentos para o grupamento.

“São diversos equipamentos adquiridos por meio de convênios municipais e estaduais. Incluem armamentos, como calibre 12, coletes balísticos, torniquetes para primeiros socorros, lanternas, coldres. São equipamentos que vêm somar ao acervo da Polícia Militar e aprimorar ainda mais a proteção e o trabalho do nosso policial.”

O prefeito Valmir Zirke também falou sobre a importância da data, destacando o papel dos militares na cidade e a necessidade de mais policiais.

“Parabenizo pelo belo trabalho que eles vêm fazendo pela segurança da nossa cidade. A gente fica indignado com o governo do Estado, que não olha com a mesma atenção com que o município e os empresários têm apoiado a polícia. O município cresce, e embora Guabiruba ainda seja uma cidade tranquila, precisamos cobrar do governo e os deputados para que olhem para nossos efetivos. Já perdemos militares dos bombeiros e, segundo o subtenente, outros irão para a reserva. Esperamos que, com a formação de novos policiais, Guabiruba seja contemplada com mais efetivo. Parabenizo todo o comando da polícia pelo excelente trabalho; com poucos recursos, eles realizam verdadeiros milagres.”