A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, comunicou na tarde desta sexta-feira (8), um nota sobre o desabastecimento temporário de vacinas essenciais na rede pública de saúde. Esse problema decorre da falta de envio de imunizantes pelo Ministério da Saúde e tem afetado diretamente a rotina das unidades de saúde do município.
Confira a nota:
"Em decorrência da falta de envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do município informa o desabastecimento temporário de vacinas essenciais no sistema de saúde pública. As vacinas Tetra, HPV, Dengue, Febre Amarela (FA), DTP e Varicela, indispensáveis para a rematrícula de crianças na rede municipal de ensino, encontram-se em falta. Esse cenário tem impactado diretamente a rotina das unidades de saúde do município.
Para os pais que necessitam comprovar a vacinação dos filhos, a orientação é buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou a Policlínica. Caso a vacina desejada não esteja disponível, será fornecido um comprovante indicando a falta do imunizante. Com esse documento, o responsável poderá realizar a matrícula ou rematrícula da criança sem dificuldades.
A secretaria esclarece que, enquanto não há previsão oficial para a reposição dessas vacinas, e que está em constante diálogo com o governo para normalizar o abastecimento. Vale ressaltar que a vacina DTP será substituída temporariamente pela Penta, garantindo, assim, a proteção necessária às crianças que aguardam imunização"