O vereador brusquense Rick Zanata (Partido Novo) foi o convidado do Rádio Revista desta sexta-feira (8). Reeleito com 1.235 votos para o segundo mandato, ele falou que irá trabalhar de forma independente e intensificar a fiscalização em todas as ações do Executivo. Conforme Rick, a diretoria do seu partido vai montar uma comissão para dar suporte ao seu trabalho e de seu colega de bancada, Felipe Hort, eleito vereador pela primeira vez com 1.149 votos.
Embora sejam da oposição, Rick disse que eles conversarão com o prefeito André Vechi (PL) antes de tomarem outra providência para solucionar uma demanda. O vereador destacou a vitória expressiva de André, reeleito com 43.915 votos, e que o novo presidente da Legislativo será definido por ele. “A gente sabe que vai precisar do apoio do prefeito.” Por ser oposição, Rick acredita que não está entre os vereadores que poderão assumir a cadeira de presidente. Entretanto, se estiver, aceitará.
Gabinete compartilhado
Como cada vereador pode contratar um assessor, Rick mencionou que terá gabinete compartilhado com o do Felipe e, assim, terão dois assessores – um de comunicação e outro para prestar assessoria legislativa.
Próximas eleições
Rick ressaltou que não concorrerá a vereador nas eleições de 2028. “Não irei para uma reeleição, porque penso que oito anos é tempo suficiente para contribuir com a tua cidade, de trabalhar na Câmara de Vereadores, de desempenhar teu papel como vereador e também para criar novas lideranças.” Ele acredita que o Novo conseguirá eleger três vereadores e lançar candidato a prefeito nas próximas eleições municipais.
Já sobre as eleições de 2026, o vereador destacou que seu nome está à disposição do partido para uma candidatura para deputado estadual. “Meu nome está à disposição se tiver chances reais de me eleger”, salientou. Ele considera importante que as entidades empresariais locais se posicionem em nomes de candidatos para deputados estadual e federal, para que a cidade tenha chance de eleger representantes para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.