Participe da campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”

Para reduzir os casos e óbitos por dengue, chikungunya e zika no próximo período sazonal no Brasil, o Ministério da Saúde lançou recentemente uma campanha nacional de conscientização e mobilização. O objetivo é chamar a atenção para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e incentivar a população a dedicar 10 minutos por semana para controlar os focos de reprodução do inseto.

Com o slogan "Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora", a campanha orienta a população sobre a importância de remover criadouros do mosquito, além de fornecer informações sobre diagnóstico precoce, cuidados médicos, riscos da automedicação e a localização de postos de saúde. A campanha será amplamente divulgada por meio de TV aberta, rádio, internet, carros de som e pontos de grande circulação em todas as regiões do país.

A iniciativa integra as medidas de reforço do Ministério da Saúde para a prevenção e controle dessas doenças, além de garantir assistência à população nos períodos de maior risco.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que o governo está se preparando para o próximo período de chuvas, com foco na redução de casos e mortes por arboviroses. “Estamos implementando um plano de trabalho baseado na vigilância, no controle do mosquito transmissor e no fortalecimento das redes de saúde, especialmente em áreas periféricas. Entre as ações, estamos utilizando as Estações Disseminadoras de Larvicida, que ajudam a reduzir o desenvolvimento de larvas nos criadouros”, afirmou Nísia.

Ela também mencionou que a vacinação contra a dengue segue como uma estratégia importante, embora ainda esteja limitada pela disponibilidade de doses fornecidas pelos fabricantes. “O público e locais ainda são restritos em nosso país devido ao quantitativo limitado da vacina que recebemos dos fabricantes”, lembrou a ministra.

Durante discurso sobre mudanças climáticas na sessão plenária do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) em Washington, DC, no dia 1º de outubro, a chefe da pasta da Saúde reforçou o compromisso do Brasil, como atual líder do G20, de debater ações relacionadas às mudanças climáticas e sua relação com o aumento exponencial de doenças, como a dengue.

Plano contra arboviroses

Recentemente o presidente da República, Luiz Inácio da Silva e a ministra Nísia Trindade lançaram o Plano de Ação 2024/2025 para redução dos impactos da dengue e outras arboviroses. Com investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão, a iniciativa busca diminuir os números de casos e óbitos por dengue, chikungunya, zika e oropouche no próximo período sazonal no Brasil.

Número de casos

Até 1º de outubro deste ano, o Brasil registrou 6.533.585 casos prováveis de dengue. Em 2023, foram 1.649.146. Em relação ao zika, até 21 de setembro último, houve 6.311 casos prováveis, contra 11.534 de 2023. Para a chikungunya, até este mês, foram contabilizados 258.396 casos prováveis, enquanto em 2023 o total foi de 158.060.

Colisão entre moto e bicicleta deixa duas pessoas feridas

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar atendeu, na noite desta quarta-feira (6), uma colisão frontal envolvendo uma moto e uma bicicleta. O acidente aconteceu na rua Francisco Haag, no bairro Rio Branco, em Brusque, por volta das 19h44. As vítimas estavam no local quando a equipe do Batalhão chegou. O ciclista, de 19 anos, foi atendido pela unidade básica do Samu. Já a condutora do moto, 46 anos, foi socorrida pela guarnição do ASU. A...
Continuar lendo...

Duas pessoas ficam feridas em colisão no bairro Souza Cruz

Duas pessoas ficaram feridas na noite desta quarta-feira (6) em Brusque, após uma colisão entre uma moto e uma bicicleta. O acidente ocorreu por volta das 18h13, na rua Maximiliano Furbringer, no bairro Souza Cruz. Segundo informações obtidas pela reportagem da Rádio Cidade com uma pessoa que passava pelo local após o acidente, as vítimas estavam conscientes e orientadas quando as equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU chegaram. Tanto o...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Parceria com o Judiciário agiliza atendimentos no Procon

A parceria do Procon de Brusque com o Poder Judiciário foi um dos destaques do Conexão 92 desta quinta-feira (6). O objetivo da parceria, firmada em outubro deste ano, é agilizar os processos entre os consumidores e as empresas. Com isso, os acordos feitos no Procon, se homologados pelo Judiciário, serão transformados em títulos executivos judiciais. “O consumidor que não tivesse o acordo formalizado, ele saía do Procon frustrado....
Continuar lendo...